HEURÍSTICAS, COMO SÃO USADAS?? - PSICOLOGIA SOCIAL RODRIGUES
Автор: BORA MUNDO
Загружено: 2023-05-17
Просмотров: 849
Описание:
Vamos entende como são usadas as heurísticas.
PSICOLOGIA SOCIAL - indicação pessoal
https://amzn.to/3cYbsqk
Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas
https://amzn.to/2LRQfCu
LINK PARA O livro "PSICOLOGIAS" ( usado no conteúdo )
https://amzn.to/2l2MjoK
LINK PARA O LIVRO – PSICOLOGIA SOCIAL
https://amzn.to/2pybzFa
Heurística
Heurísticas são atalhos mentais que permitem que as pessoas resolvam problemas e façam julgamentos de forma rápida e eficiente. Essas estratégias práticas reduzem o tempo de tomada de decisão e permitem que as pessoas funcionem sem parar constantemente para pensar sobre o próximo curso de ação.
No entanto, existem vantagens e desvantagens da heurística. Embora as heurísticas sejam úteis em muitas situações, elas também podem levar a vieses cognitivos. Tomar consciência disso pode ajudá-lo a tomar decisões melhores e mais precisas.
A história e as origens da heurística
O economista ganhador do Prêmio Nobel e psicólogo cognitivo Herbert Simon originalmente introduziu o conceito de heurística na psicologia na década de 1950. Ele sugeriu que, embora as pessoas se esforcem para fazer escolhas racionais, o julgamento humano está sujeito a limitações cognitivas. Decisões puramente racionais envolveriam pesar todos os custos potenciais e possíveis benefícios de cada alternativa.
Mas as pessoas são limitadas pela quantidade de tempo que têm para fazer uma escolha, bem como pela quantidade de informações que têm à sua disposição. Outros fatores, como inteligência geral e precisão das percepções, também influenciam o processo de tomada de decisão.
Durante a década de 1970, os psicólogos Amos Tversky e Daniel Kahneman apresentaram suas pesquisas sobre vieses cognitivos. Eles propuseram que esses preconceitos influenciam a forma como as pessoas pensam e os julgamentos que as pessoas fazem.
Como resultado dessas limitações, somos forçados a confiar em atalhos mentais para nos ajudar a entender o mundo. A pesquisa de Simon demonstrou que os humanos eram limitados em sua capacidade de tomar decisões racionais, mas foi o trabalho de Tversky e Kahneman que introduziu o estudo da heurística e das formas específicas de pensar nas quais as pessoas confiam para simplificar o processo de tomada de decisão.
Você provavelmente toma centenas ou até milhares de decisões todos os dias. O que você deve comer no café da manhã? O que você deve vestir hoje? Você deve dirigir ou pegar o ônibus? Felizmente, a heurística permite que você tome essas decisões com relativa facilidade e sem muito sofrimento.
Existem muitos exemplos de heurísticas na vida cotidiana. Ao tentar decidir se você deve dirigir ou ir de ônibus para o trabalho, por exemplo, você pode se lembrar que há obras de construção ao longo da rota do ônibus. Você percebe que isso pode atrasar o ônibus e atrasá-lo para o trabalho. Então você sai mais cedo e dirige para o trabalho em uma rota alternativa.
A heurística permite que você pense rapidamente nos resultados possíveis e chegue a uma solução.
As heurísticas são boas ou ruins?
As heurísticas não são inerentemente boas ou ruins, mas há prós e contras em usá-las para tomar decisões. Embora possam nos ajudar a descobrir uma solução para um problema mais rapidamente, também podem levar a julgamentos imprecisos sobre outras pessoas ou situações.
Reconhecer o pensamento de tudo ou nada
Ao tomar uma decisão, é comum acreditar que você deve escolher um caminho único e bem definido e que não há como voltar atrás. Na realidade, isso muitas vezes não é o caso.
Às vezes, há compromissos envolvendo duas escolhas, ou uma terceira ou quarta opção que nem pensamos no início. Tente reconhecer as nuances e possibilidades de todas as escolhas envolvidas, em vez de usar o pensamento de tudo ou nada.
#psicologia #boramundo #psicologiadodesenvolvimento #psicologiasocial
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: