Movimento 4 de Maio, Dia da Juventude, o escritor Luxun e a China Moderna
Автор: Momento China USP
Загружено: 2025-05-03
Просмотров: 390
Описание:
O Movimento 4 de Maio, manifestação liderada por jovens chineses em 1919, em resposta ao sentimento de desrespeito vivido pela China no pós-Primeira Guerra Mundial é considerado um divisor de águas na história política e cultural do país asiático. Para falar sobre a data, que hoje é comemorada como O Dia da Juventude, o programa traz uma entrevista com o historiador, professor de chinês e tradutor Rud Paixão, que explica o contexto histórico que levou ao movimento e suas consequências para a constituição da China moderna. Graduado em História e Letras Chinês, com dois mestrados em História e Tradução pela USP, Rud está atualmente no doutorado em Tradução pela Unesp.
Em meio à efervescência política, ganha força também o Movimento da Nova Cultura, que questionava valores tradicionais e defendia a adoção da língua vernacular nos textos escritos. É nesse contexto que o escritor Luxun, um dos primeiros a usar a língua vernacular em seus contos, se destaca como um dos autores mais importantes da China.
Para aprofundar esse aspecto, a jornalista Marcia Carini conversa também com César Matiusso, tradutor e professor, responsável por traduções diretas do chinês para o português de obras como Diário de um Louco, de Lu Xun.
A professora Ziwei Xiong, doutoranda na Faculdade de Letras da USP, participa explicando como Lu Xun é estudado nas escolas chinesas do ensino fundamental e médio. Ela comenta a importância do autor na formação crítica dos jovens e sua presença contínua nos currículos escolares.
Na editoria Mandarim, o programa aproveita a experiência da professora Ziwei para apresentar dicas de como aprender chinês com mais eficiência.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: