A História de Adeus Mariana -
Автор: Linha Campeira
Загружено: 2022-10-25
Просмотров: 77530
Описание:
Adeus, Mariana! é um chote, de composição do Pedro Raymundo. Foi lançada pelo próprio Pedro Raymundo em Setembro de 1943. É sem dúvidas a composição mais popular do Pedro Raymundo, foi gravada por mais de 60 artistas diferentes como: Tonico e Tinoco, Sergio Reis, Gaucho da Fronteira e tantos outros.
--
💰 Anuncie nos vídeos → [email protected]
📸 Instagram → @linhacampeiraoficial
⏯ Playlist sobre "Pilchas e Indumentária Gaúcha": http://bit.ly/3bYGnEP
⏯ Playlist "Explicando as Letra": https://bit.ly/3s4rQNl
⏯ Playlist sobre "Cantores e Poetas": https://bit.ly/3c1k7tR
🎼 Trilha de fundo: Fotossíntese de Ricardo Martins.
⏱ Conteúdo do vídeo:
✓ 00:00 - Te inscreve no canal, tchê!
✓ 00:36 - A Historia de Adeus Mariana
✓ 10:08 - Até o próximo Linha Campeira!
📻 Podcast do Linha Campeira: https://linhacampeira.com
--
A música fez tanto sucesso entre os anos 40/50/60 que o Pedro Raymundi relançou mais 5 vezes ela. 3x em compactos. E duas em Long Plays… Em 1956 em O canto e o Acordeon de Pedro Raymundo. Depois em 1968 num LP que leva o nome de Adeus Mariana.
Mas será que essa tal Mariana realmente existiu e descia a açoiteira no marido mesmo?
Dando uma chuleada no assunto me deparei com um texto publicado no site EstanciaVirutal.com.br e assinado pelo jornalista Marcio Cavalli.
No texto o Marcio Cavalli conta que tava proseando com um brigadiano da reserva chamado Plinio Nascimento, natural de São Pedro do Sul, mas que se aquerenciou em Canela e lhe contou vários detalhes a respeito da vida de sua mãe: Mariana Pereira do Amor.
Isso mesmo, a tal da Mariana da música realmente existiu! Mariana nasceu em 1897 na região das Missões, não era uma mulher agressiva, mas era valente e tinha muito brio. Além do mais sabia tocar violão e gaita.
Mas o que será que aconteceu pra Mariana ser a personagem principal dessa música?
Segundo seu filho, Mariana não era uma mulher de confusão, mas muito corajosa. Moravam no interior do municipio de Dilermando de Aguiar e quando seu marido se ausentava de casa devido ao trabalho era fazia a segurança do rancho e sempre portava uma adaga e um revolver, pra causo alguma precisão.
Certa feita, em 1925, numa das ausências do marido, um sobrinho dele foi hospedado por Mariana (também se chamava Job). O moço, sem levar em conta o fato de estar na casa da mulher do tio, passou a cortejá-la desrespeitosamente. Aí Mariana não tolerou tamanho desaforo e colocou as roupas do rapaz numa malinha e a jogou na rua, mandando o parente do marido embora.
E aí vocês já sabem… um fato desses não passa desapercebido das fofoca do vizindário e foi de orelha a orelha até chegar em Imaruí terra natal de Pedro Raymundo e também do marido de Mariana.
Só que o fato tem pouco haver com a letra da música, mas como bem sabemos quem conta sempre vai dando uma floreada na história e dando mais caldo. Então podemos afirmar que Adeus, Mariana é baseada em fatos reais.
Confira o post completo em: https://www.linhacampeira.com/a-histo...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: