TÉCNICA DE CASTANHOLA com movimentos de braços
Автор: CLAUDIA ORTIZ - Flamenco e Outros Qtais...
Загружено: 2021-04-24
Просмотров: 1903
Описание:
Nesse vídeo, eu continuo os exercícios de técnica e aquecimento apresentados no vídeo passado, acrescentando alguns movimentos de braços ("braceos", na linguagem do flamenco). Seja você iniciante ou veterano, algo você pode aproveitar! Se você é professor(a) de flamenco, nesse vídeo pode encontrar ideias para aumentar seu repertório e melhorar sua didática ao ensinar seus alunos.
O objetivo dos exercícios é a consciência corporal das mãos e dos dedos, ao tocar as castanholas, exercitando a força de cada dedo para depois fazer a chamada "carretilha". Mas antes de colocar as castanholas, é importante fazer alguns alongamentos nos punhos e nas mãos, o que vai ajudar também a fazer os movimentos circulares das mãos, tão característicos do flamenco. Isso nós vamos ver nos próximos vídeos! Ah, quando estivermos alongando, não podemos esquecer de respirar! E manter os ombros relaxados. A beleza do flamenco está (entre outras coisas) em manter a maior distância possível dos ombros em relação às orelhas. Logo, ombros sempre baixos!
Nesse vídeo, além da novidade dos movimentos de braços, nós vamos relembrar as duas sequências vistas no vídeo passado: o Ti-Pi-A e o toque da abertura das Sevilhanas (A-Ri-A - Ti-Tá - A-Ri-A - Pi-A). Vamos acrescentar também a noção de "contratempo", que é marcado pelo toque da mão oposta à da carretilha (A), nos intervalos dos toques de cada dedo da outra mão (dedos 1-2-3-4), que vão marcar o tempo. Vamos fazer esse aquecimento 8x, 4x, 2x e 1x, e depois intercalar as duas mãos.
Quanto aos movimentos de braços, eles podem ser feitos com o apoio de uma cadeira ou em pé. Na cadeira é sempre mais interessante por conta do isolamento das duas partes do corpo: da cintura para baixo é uma energia, e da cintura para cima, outra. Essa consciência do isolamento entre as duas partes do corpo é fundamental no flamenco!
Estudos comprovam que a música e a dança contribuem de maneira muito eficaz na prevenção de demências, como o Alzheimer, por exemplo (ver link abaixo). Os exercícios, feitos no flamenco, ajudam na concentração, na atenção e na memória. E mais: a flexibilidade, o alongamento e o relaxamento estarão também presentes, pois estamos usando nosso corpo para fazer música!
https://www.abc.es/sociedad/abci-flam...
A dança flamenca possui diferentes ritmos ou estilos ("palos"), e cada um tem sua métrica própria. Com o toque de castanholas, isso não poderia ser diferente. Os exercícios feitos nesse vídeo seguem uma contagem, e é bom se acostumar que seja assim, principalmente para quem quiser se aventurar nesse universo, seja para bailar ou para tocar os instrumentos de percussão.
Era isso, meus amigos...
Seguem meus outros contatos, para quem quiser me conhecer melhor:
Facebook: / claudia.ortiz.7564
Instagram: @claudia_ortiz111
------
Meu nome é Claudia Fabiana Bastos Ortiz, sou brasileira, formada em Letras, com mestrado em Literatura. Tenho um romance publicado, intitulado "A gérbera rosa" (escrevo desde criança - prosa, poesia e dramaturgia), sou revisora de texto, tradutora, professora de português e espanhol, e estudo a arte flamenca, música e baile, há mais de vinte anos.
-----
Created by InShot:https://inshotapp.page.link/YTShare
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: