FRONTEIRAS # 31 - PV DIAS - Eu rasuro imagens do passado: o olhar devolvido na prática artística
Автор: Dobra Psicanálise
Загружено: 2026-01-19
Просмотров: 11
Описание:
Registro da sessão número 31 do Seminário Fronteiras da Psicanálise, realizado nas dependências da Dobra Psicanálise, em Curitiba-PR.
Na manhã de 25 de maio de 2025, PV Dias falou sobre sua trajetória no campo da arte, notadamente sobre o conceito de rasura em sua prática. O encontro foi mediado por Gabriel Leoncio.
"Desde sua formação, o Brasil é um país constituído por paisagens, imagens e imaginários moldadas, em grande parte, por matrizes europeias — seja no século XIX, com a ampla criação de obras de arte realizadas por pintores viajantes, seja ao longo do século XX, com as articulações modernistas que, de diferentes formas, também priorizaram um olhar elitizado sobre a formação nacional.
Nesse contexto, minha prática artística busca investigar como pode ser libertador — e necessário — criar novas imagens, propor outros aspectos visuais, pensar outras histórias. Rasurar a história, dessacralizar o acervo, rever o arquivo: esse mesmo arquivo que, tantas vezes, afirma uma visão colonial, centrada na perspectiva de quem deteve o poder simbólico sobre o país.
A proposta desse encontro não é ser iconoclasta — não se trata de apagar as imagens, mas de problematizar as ideias que elas carregam. É propor novas imagens, formular outros imaginários e afirmar que é, sim, possível reescrever. E mais do que isso: é possível imaginar.
Nessa conversa, conversaremos sobre parte da minha prática artística de rasura em acervos, e como cada um pode atuar enquanto indivíduo que cria novas memórias."
(Texto de PV Dias)
PV DIAS, nascido em 1994, é um artista amazônico, nascido no Pará e radicado no Rio de Janeiro, Brasil. Estudou pintura, colagem e outras práticas artísticas na Escola de Artes Visais do Parque Lage. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e
mestre pelo mesmo programa. Ao se desdobrar sobre arquivos históricos, sua pesquisa se concentra em articular novas narrativas, fabulações críticas e rasura de histórias em um território colonizado. Cria a partir de diversas práticas artísticas, entre elas pintura, fotografia, vídeo e arte digital Suas obras integram as coleções públicas a Coleção Amazoniana (UFPA), do Museu de Arte do Rio (RJ) e do Museu Nacional de Belas Artes (RJ).
O Seminário Fronteiras da Psicanálise tem periodicidade mensal e procura apresentar temas significativos para o debate psicanalítico que muitas vezes por problematizarem esse mesmo saber e, por conta disso, são excluídos das discussões institucionais, clínicas e acadêmicas.
A curadoria do Seminário é de Kathellyn Kazeker e Vinícius Armiliato.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: