Como fazer Dashboard no Excel | Análise de Projetos | Gráficos Bonitos e Modernos
Автор: Excelente João
Загружено: 2026-02-05
Просмотров: 636
Описание:
🟢APRENDA EXCEL COMIGO NO CURSO COMPLETO DE EXCEL COM CERTIFICADO: https://excelentejoao.com.br/sejaexce...
🔵DADOS: https://excelentejoao.com.br/wp-conte...
Nessa vídeo aula gratuita de Excel, vamos aprender como fazer um dashboard de projetos no Excel. Dashboard bonito, dashboard moderno. Tabela dinamica, grafico dinamica, segmentação de dados, filtro para grafico no Excel. Um dashboard de projetos pode ter análises como:
Visão geral (abrangente): Total de projetos, Contagem por status e % porcentagem, Contagem por área e categoria e prioridade, % porcentagem estratégicos, Média de % porcentagem concluído, Orçamento total, custo real total, custo previsto total, Saldo do orçamento.
Prazo e cronograma: Atraso médio, mediana, p90, % porcentagem de projetos atrasados, Top 10 atrasos, Duração planejada média, Duração real média (concluídos, cancelados), Comparar duração real vs planejada.
Custos e orçamento: Variação de custo (média, total, top), Orçamento consumido (% porcentagem), Ranking por maiores custos e maiores orçamentos.
Progresso e entrega: % porcentagem concluído por status e categoria e área, % porcentagem de marcos concluídos, Relação esforço x entrega (simples).
Risco e saúde: Projetos por saúde, Risco por nível e score, Risco x Saúde (matriz), Bloqueios ativos, Probabilidade de atraso (faixas).
Capacidade e execução: Tamanho médio de equipe, % porcentagem capacidade consumida, Performance por fornecedor e modelo.
Benefícios e ROI: Benefício total e por categoria e área, ROI médio e ranking.
O dashboard no Excel nos ajuda a visualizar de forma objetiva e visual as informações que temos numa base de dados, numa tabela. Neste exemplo, eu estou usando uma planilha de logística, porém você pode utilizar qualquer outro tipo de planilha, como planilha de compras, planilha de venda, planilha financeira, planilha de entradas e saídas, planilha de fluxo de caixa, planilha de produção, planilha de RH, planilha de precificação. O objetivo é aprender a fazer o dashboard independente da planilha que você tenha.
O primeiro passo é ter uma base de dados com informações, ou seja, uma tabela Excel. A partir da tabela, podemos fazer algum tratamento e correção, e ajustes em coisas que não estão certas, como formatação incorreta, tamanho de coluna, limpeza de dados, etc.
Após, podemos transformar a nossa base de dados numa tabela, ou seja, formatar como tabela, inserir tabela. A tabela é muito importante no Excel, na minha opinião, e tem vários benefícios.
O terceiro passo é inserir tabelas dinâmicas para fazer análises. Também podemos usar fórmulas e funções para nos ajudar a fazer análises no Excel, mas o Pivot Table é uma excelente ferramenta que o Excel fornece para análise de dados. Com essa ferramenta de análise de dados do Excel, podemos filtrar, organizar, reestruturar, resumir a nossa base de dados.
O quarto passo é criarmos gráficos e segmentação de dados. O quinto passo é juntar os gráficos, juntar a segmentação de dados e colocar tudo numa aba separada. Pois com essa planilha nova, podemos juntar apenas os visuais, gráficos e segmentação de dados e também cards ou cartões para ter uma área visual que podemos chamar de dashboard. No dashboard, podemos aplicar layout bonito e moderno, com cores vivas e profissionais.
Podemos usar sombras, gráfico de rosca, gráfico de coluna, gráfico de área, gráfico de barra, cartão para mostrar apenas um valor específico, que também pode ser usado como KPI, índice de desempenho, etc.
#ExcelenteJoão #Excel #Dashboard
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: