Como lidar com uma Mãe Narcisista: Tipos, táticas e tratamento
Автор: Confraria da Pri
Загружено: 2021-04-04
Просмотров: 5292
Описание:
O que faz com que uma mãe seja narcisista? O narcisismo não se revela na maternidade, logo, quando uma mulher narcisista tem um filho, ela se torna uma mãe narcisista.
E atenção: nem toda relação problemática entre mãe e filha é sinal de narcisismo. Vale lembrar que as relações entre as mulheres mais jovens e mais velhas são historicamente permeadas por inveja e competição -- um legado do patriarcado, sistema em que ser menina, mãe ou velha é uma enorme desvantagem.
Aliás, mãe e filha best friends só existem nas novelas do Manoel Carlos, e, ainda assim, vai chegar o capítulo em que a Helena e a filha chatinha vão se desentender sobre a melhor forma de cuidar de bebês.
Quando eu falo em mãe narcisista, estou falando da pessoa portadora de Transtorno de Personalidade Narcisista, a patologia mesmo. Vamos rememorar as características dos narcisos?
1. Autoestima ruim
2. Mania de grandeza
3. Zero empatia
4. Perfeccionismo
5. Necessidade de bajulação
6. Excessiva preocupação com reputação e aparência
7. Manipulação emocional
Quando uma mulher narcisista se torna mãe, ela pensa: "Como eu seria se eu fosse perfeita?" e, a partir desse perfil, ela começa a projetar essas qualidades no bebê. Por exemplo: Advogada, loira, lisa, macérrima, praticante de balé, fluente em 3 idiomas, casada com um médico de família rica e mãe de um casal.
Sentiu o peso?
Os tipos de mães narcisistas são, basicamente, dois, e não variam segundo características inerentes a elas, mas com o tipo de vínculo que elas constroem com os filhos.
Sim, a mãe narcisista é uma mãe completamente diferente para cada filho...
1. Se você é a filha dourada:
Você vai ter a "melhor mãe do mundo" porque você é a melhor filha do mundo.
Tática: Ela oferece proteção contra o "mundo mau" e acoberta todas as suas falhas.
A sua sorte: Você teve muito estímulo, paparicos e festas de aniversário bacanas nos primeiros anos de vida
Como lidar: Resista à tentação de voltar para o colo da mãe toda vez que o mundo te contraria. Vá para longe, onde ninguém sabe o seu sobrenome e onde ser filhinha da mamãe não garante benefício algum. Viva dentro das SUAS possibilidades.
2. Se você é a filha bode expiatório:
Tática: Ela acena com a possibilidade de, finalmente, amar você, "desde que... (você faça as coisas que os outros não querem fazer, você dê todo o seu dinheiro, tempo e energia a ela...) etc.
Estrago: Você não acredita no seu valor pessoal e espera pouco dos relacionamentos, por isso é mais sujeita a se envolver com pessoas abusivas (e narcisistas!).
Como lidar: Parta do princípio de que ela não vai te amar nunca (não porque você não mereça, mas porque ela nunca provou do amor, e não tem esse recurso disponível) e pare de esperar que Reconheça o gatilho da chantagem emocional e do lobo em pele de cordeiro. Não, não vai ser diferente dessa vez!
3. Se você é a filha única:
Tática: Ela vai ser a "mãe perfeita" enquanto você for a "filha perfeita" para ela. Quando fugir do script, vai ser comparada a uma prima certinha, banida ou deserdada.
Estrago: Você nunca experimentou segurança psicológica e aprendeu a mentir para não perder o "amor" dela. Tem dificuldade em ter intimidade com alguém, pois não consegue mostrar a sua verdadeira essência e vulnerabilidades. Um convite à vida dupla e ao vazio eterno.
A sua sorte: Você não tem irmãos pra odiar...
E se eu for a mãe narcisista?*
Provavelmente, a sua tendência é produzir filhos à sua imagem e semelhança.
Então, se você reconhece, em si, traços narcisistas, que tal fazer com os seus filhos um treino de apreciação do diferente? Viajar para lugares de culturas diferentes e se perguntar: "O que eu posso aprender com eles?", participar de cerimônias de outras religiões e entender que cada um tem o seu jeito de procurar Deus, enfim, descartar a crença limitadora de que só existe um jeito de se dar bem na vida.
Agora, a pergunta que não quer calar:
Tem cura? O Narcisismo não. Tem tratamento? Tem, pra narcisista e pra você. O problema é que, se ela chegar a procurar ajuda profissional (porque desenvolveu Depressão, por exemplo), dificilmente, ela vai encontrar um especialista à altura (lembra do ego inflado?), por isso tem grande chance de o processo não engatar. Se o terapeuta a frustra, ele não presta. Só que, sem frustração, não existe evolução...
Para você, existem todas as formas de terapia, mas as eu que mais gosto são as que realizam um tipo de reparentalização, que é quando você experiencia com alguém (do grupo de terapia) as emoções e o afeto positivos que não pode vivenciar com a sua mãe.
De qualquer forma, fica a dica: É na escolha consciente do nosso destino que reparamos as feridas do passado. Desenhe a sua vida ideal, acredite que você tem todos os recursos para criá-la e apenas siga em frente. Você é digna de muito amor e merece ser muito feliz.
Que tal compartilhar esse vídeo com aquela pessoa que sofre com esse tipo de dinâmica?
#narcisismo #mãenarcisista #narcisista #filhodourado
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: