LUZIÂNIA - GOIÁS
Автор: Imagens do Brasil
Загружено: 2020-01-08
Просмотров: 8347
Описание:
Luziânia é um município brasileiro do estado de Goiás.
Luziânia situa-se ao sul de Brasília, numa distância de 58 quilômetros da capital federal, tendo como principal acesso a BR-040, a mesma rota que liga Brasília a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro.
Seu nome é uma homenagem à santa padroeira do município, Luzia, a quem foi erguido um cruzeiro em 1746. O município, que era chamado de "Santa Luzia", passou se chamar "Luziânia", conforme o decreto estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943.
No Período Colonial do Brasil (em meados do Século XVIII), diversos bandeirantes paulistas saíram de São Paulo para explorar as terras distantes do litoral. Foi quando descobriram abundantes lavras na região que hoje corresponde ao estado de Goiás. Houve descobertas de ouro em diversas regiões.
À procura de novas minas de ouro, o bandeirante paulista Antônio Bueno de Azevedo partiu de Paracatu. seguindo para noroeste até se aproximar do Rio São Bartolomeu. Após três meses, seguiu para o oeste e alcançou as margens do Rio Vermelho. Em 13 de dezembro de 1746, enquanto descansava sentado às margens de um córrego, notou que no leito do rio havia pepitas de ouro. No dia seguinte ergueu festivamente um cruzeiro e dedicou as minas e o futuro povoado a Santa Luzia. As minas atraíram tanta gente que em menos de um ano o arraial contava com mais de 10.000 pessoas.
A primeira missa foi celebrada em 1746, pelo padre Luiz da Gama Mendonça e assistida por mais de 6.000 garimpeiros. Elevada à categoria de Comarca Eclesiástica em 6 de dezembro de 1758, seu primeiro vigário foi o padre Domingos Ramos. Em abril de 1758 iniciou-se a construção de um rego, denominado Saia Velha, para facilitar a garimpagem. O rego tinha 42 quilômetros de extensão e foi feito em dois anos por milhares de escravos negros.
O primeiro núcleo de povoamento já era chamado de Arraial de Santa Luzia em fins do século XVIII.
O arraial foi elevado à categoria de vila no dia primeiro de abril de 1833 e à de cidade em 5 de outubro de 1867. Contudo, foi somente a partir de 31 de dezembro de 1943 que passou a se denominar "Luziânia" quando foi criado o decreto-lei estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943.
Em 2005, foi implantado em Luziânia o Programa de Desenvolvimento Econômico de Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura. Neste município, o programa APL está promovendo assessoria técnica e tecnológica em 91 propriedades locais rurais e 120 pessoas participaram de cursos de informática básica, que faz parte de um trabalho de inclusão digital junto aos filhos dos agricultores.
Além disso, o programa APL promoveu um plano de desenvolvimento sustentável para Luziânia e região e um estudo de pré-viabilidade econômica da plataforma comercial de fruticultura para o município.Uma visita técnica com 33 produtores rurais ao APL de fruticultura irrigada de Juazeiro e Petrolina também foi realizada.
O programa APL é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Senai e Instituto Euvaldo Lodi com apoio da Central de Associações de Produtores Rurais, Agência Rural, Sebrae, Secretaria de Planejamento e prefeitura de Luziânia.
Luziânia possui um dos comércios mais dinâmicos e promissores do Entorno. Atualmente registra-se no município mais de 4 mil estabelecimentos comerciais de diversos produtos ou serviços. O setor de alimentos e bebidas representa 15% (por número de estabelecimentos) do comércio, sendo o ramo mais participativo. Com a inauguração do "Luziânia Shopping", em 31 de maio de 2012, o comércio na região cresceu consideravelmente. Com um novo espaço de entretenimento, a população poderá usufruir de maior comodidade, praticidade e lazer no próprio município, sem a necessidade de se deslocar para outras cidades, especialmente a capital federal, Brasília.
Luziânia também conta com grandes redes de supermercados como Hipermercado Da Terra, Super Max, Leão entre outras. A cidade também abriga a Goiás Verde Alimentos, uma grande exportadora de grãos e enlatados.
Seus pontos Turísticos mais conhecidos são a Igreja do Rosário, Igreja Matriz, Cruz do Desbravador, Academia de Letras e Artes do Planalto, Casa da Cultura, Estátua do Cristo, Praça das Três Bicas, Praça Evangelino Meireles, Flutuante Porto do Vale (Lago Corumbá IV), Vale dos Pássaros Resort Fazenda, Hotel Fazenda do Tacho, Cachoeira Águas Claras e, atualmente construído com a assinatura de Oscar Niemeyer, o Centro de Cultura e Convenções.
Maiores informações sobre a cidade de Luziânia e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, suas economias e suas atrações turísticas, culturais e de lazer, podem ser encontradas no endereço https://www.imagensdobrasil.com . Inscreva-se no Canal e ative o sininho para receber mais videoclipes sobre outras cidades brasileiras.
Referência para o texto: Wikipédia .
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: