Bernardo Sassetti Trio (últimos concertos) - O Homem Que Dizia Adeus
Автор: Sónia Gomes da Silva
Загружено: 2012-05-12
Просмотров: 46861
Описание:
Este pequeno filme "stop motion" é a homenagem publica que neste momento me é possivel prestar ao Bernardo Sassetti. Fotografei e filmei os últimos concertos do seu trio. Ele viu, ainda na máquina de fotografar, uma boa parte das imagens recolhidas. Este é o sítio onde sei que as posso tentar eternizar, difundir, fazer chegar gratuitamente a todos os que gostavam dele como artista e como pessoa. Ele iria gostar desta minha/nossa partilha (o contrabaixista, Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão, viram estes resultados e aprovaram).
Estão aqui reunidas cerca de 1000 fotografias de 5 dos últimos concertos desta formação. Em Serralves, na Festa do Avante, em Portalegre, em Beja e no Funchal (onde o baterista Marcos Cavaleiro teve de substituir o Alexandre Frazão). Seleccionei este tema, por considerar que representa muito bem a simplicidade e sensibilidade do Bernardo Sassetti...
O vídeo contém um minuto de silêncio. O último.
Tema: O Homem Que Dizia Adeus, 4º tema do álbum Motion (Clean Feed/Trem Azul 2010).
Bernardo Sassetti - piano
Carlos Barretto - contrabaixo
Alexandre Frazão - bateria
Fotos e vídeo por Sónia Gomes da Silva
Lisboa 12.05.2012
..........................................................................................................................................
Portugal perdeu, o mundo perdeu, um ser humano impecável. Sempre afável, dinâmico, criativo, vivo, sempre pronto com um sorriso para o próximo - porque não haveria de sorrir para o próximo? Era inteligente, bem formado e bem educado. Sensato. E era sensível. Entre tantas pessoas que poderia homenagear, nos seus concertos ele homenageava um homem simples, quase anónimo, e que acenava a quem passava no Saldanha. E então, com o Carlos Barretto no contrabaixo e o Alexandre Frazão na bateria, o (trio) Bernardo Sassetti avançava com uma composição de homenagem a esse homem: "O homem que dizia adeus", e que também representava a solidão.
Simples. O Bernardo era maravilhosamente simples e genuíno.
Era mais do que um excelente pianista e compositor. Era um artista, com quase tudo ainda por fazer. Adorava cinema, parecia cada vez mais empenhado na realização, na fotografia. Tinha um livro de fotografia a caminho, sim. E muitas ideias e sempre que o via ficava com a impressão de que ele passava a vida a criar e a dividir-se entre o trabalho e a família. Um só Bernardo parecia não chegar para tanto. Tudo levaria considerável tempo, feito por um só.
Era uma pessoa que se tivesse algum exemplo a dar como ser humano, dava-o e muito bem com os seus gestos, em cada instante.
Tanta vida. Tanto por concretizar.
Pelo menos já consegui escrever isto. Talvez falte acrescentar qualquer coisa, mas penso que já não fará grande diferença. O essencial já cá está.
As minhas condolências aos restantes amigos e família. O Bernardo deixou-nos flores para cuidar.
Sónia Gomes da Silva
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: