Cais Palafítico da Carrasqueira | Setúbal | Portugal
Автор: 360portugal
Загружено: 2019-07-26
Просмотров: 6131
Описание:
O Cais Palafítico da Carrasqueira Comporta é um local conhecido por ser um exemplar de um tipo de construção que teve origem no séc. XVIII na região do litoral de Aveiro e Leiria.
As palafitas são construções erguidas sobre estacas que surgem devido à necessidade das populações construírem sobre a água. A palavra palafita é empregue para designar construções sobre estacas ou pilares, e há indícios delas desde os tempos do neolítico.
O termo palheiro é a designação dada às construções de madeira de carácter palafítico encontradas no litoral português. Não se conhece a origem deste nome, mas poderá estar relacionado com a palha, material usado na sua construção da cobertura, mais tarde substituído pela telha, por questões de manutenção (substituição periódica da palha)
Em Portugal, é um tipo de construção proveniente da região da costa de Murtosa, Aveiro, Mira e Vieira, usada pelos pescadores locais, que durante os meses de outono e inverno procuravam nas bacias do Tejo e Sado o sustento, trabalhando na pesca e nos arrozais. Essa migração teve inicio no séc. XVIII, e foram denominados de Avieiros os que vieram de Vieira de Leiria, e de Murtoseiros os originários de Murtosa. As suas construções em madeira sobre estacaria parecia estar deslocada da lezíria onde as árvores eram raras. Esta construção não era usada no Ribatejo, onde as casas eram térreas com paredes de adobe ou pedra, caiadas, e com lareira erguida do solo. Contudo as casas em madeira sobre estacaria e varanda, pareciam úteis e necessárias devido às cheias sazonais do rio. As famílias com melhores condições económicas, construíam as suas casas ao rés do chão, com "tojo travado" ou caniço e quando podiam compravam madeira para aos poucos, construírem as suas casas à imagem das que habitavam no litoral. Havia ainda, os que por ainda não terem economias, continuaram a viver, nos seus barcos (bateiras), agrupados em pequenos núcleos mesmo à beira da água. Estes barcos utilizados na pesca, eram também usados como casa de família. Muitas destas famílias tinham duas bateiras, uma para habitação, outra para navegar. Os barcos velhos eram aproveitados como habitação, com o casco voltado para o céu e apoiados em estacas. As palafitas começaram por ser erguidas usando apenas o caniço, vegetação abundante nesta zona, e quando a situação económica o permitia, começavam por substituir o caniço por madeira.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: