AUMENTEI A SENSIBILIDADE DO IDR – SERÁ QUE É GAMBIARRA? 🤔
Автор: ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA
Загружено: 2022-03-11
Просмотров: 24024
Описание:
Link para acesso ao manual e compra do multímetro Jupiter:
🖱️ https://bit.ly/multimetro-jupiter
__________________________________________________
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-calculo...
Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-quadro-...
Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-plantas...
__________________________________________________
Gostaríamos de agradecer a AMPERI Soluções Industriais pela parceria com o canal Eletricity, onde foi possível entregar mais esse excelente conteúdo para vocês.
A AMPERI tem como missão garantir a integridade dos profissionais de manutenção do setor elétrico brasileiro e impulsionar o mercado com soluções, suprimentos e recursos que geram economia, eficiência energética, otimizam a rotina de manutenção e previnem acidentes de trabalho.
Com um time de especialistas em manutenção elétrica industrial, ferroviária e sistemas fotovoltaicos, identifica oportunidades de crescimento com adequações técnicas que cumprem as exigências ABNT NBR e, além disso, propiciam soluções flexíveis para a elétrica industrial.
Se quiser saber mais sobre a AMPERI acesse o link abaixo:
🖱️ https://bit.ly/amperi-site
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:
🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇
🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Será que é possível aumentar a sensibilidade de um IDR de 30mA?
Antes de saber se podemos aumentar a sensibilidade de um IDR, vamos entender os tempos de atuação de acordo com as correntes de fuga.
De acordo com a IEC, em um IDR de 30mA, para uma corrente de 15mA, ou seja, metade da corrente nominal ele não atua.
Para uma corrente de 30mA ele atua em um tempo de até 300ms. Mas atenção, o IDR pode atuar entre 15 e 30mA com tempos diferentes.
Então em resumo um IDR de 30mA não pode atuar para uma corrente de até 15mA, pode atuar para correntes entre 15 e 30mA e obrigatoriamente deve atuar para correntes de 30mA em até 300ms.
Agora voltando ao nosso assunto sobre a sensibilidade vamos analisar o IDR.
Em condições normais como em um chuveiro neste exemplo, temos 25A passando pela fase, indo até a carga e retornando pelo neutro. Nessa condição as correntes se anulam e o IDR não atua.
Agora vamos imaginar uma fuga de 0,5A. Teríamos então 25A entrando pela fase e 24,5A retornando pelo neutro. Temos agora uma diferença entre as correntes de 500mA e conforme vimos na tabela, o IDR atua.
Agora vamos a um exemplo com fuga um pouco menor.
Se considerarmos 10mA de fuga, estamos em condição de não atuação, pois estamos abaixo de 15mA. Temos 25A na fase e 24,99A retornando pelo neutro. Existe a diferença, mas o valor é baixo e o IDR não atua.
Vamos ver então como ficaria essa situação alterando a sensibilidade do IDR.
A ideia é a seguinte, passamos fase e neutro por 2 polos de um IDR tetrapolar, entrando na parte superior e saindo na parte inferior. Agora vamos novamente passar os cabos pelo IDR, voltando a entrar pela parte superior, saindo finalmente na parte inferior mais uma vez, agora em direção à carga.
Vamos ligar nosso chuveiro novamente e considerar a mesma fuga de 10mA.
Se analisarmos as correntes. Os 25A passam pela fase e pelos polos do IDR 2 vezes, chegando à carga. Como temos uma fuga de 10mA os 24,99A restantes retornam também passando 2 vezes pelo IDR.
Se analisarmos separadamente os bornes em dupla, temos uma diferença de 10mA no primeiro par de bornes e 10mA também no segundo, então com o tipo de ligação que fizemos, transformamos uma fuga de 10 em uma de 20mA e como estamos acima dos 15mA o IDR já pode atuar. Se a fuga fosse de 15mA, teríamos um total de 30 e ele certamente atuaria, sendo assim, alteramos a sensibilidade do IDR.
Apesar de ser interessante para fins didáticos, não invente e siga sempre as recomendações e maneiras de instalar indicadas pelo fabricante, além é claro das normas técnicas.
Se precisar utilizar IDR com maior sensibilidade, existem no mercado dispositivos com correntes inferiores a 30mA, como 12 e 6mA, por exemplo.
Se quiser saber um pouco mais sobre o Jupiter da HT e sobre a Amperi Soluções Industriais, eu deixei um link no início desta descrição.
Aproveitamos para agradecer a toda equipe da Amperi que proporcionou mais este conteúdo para os nossos inscritos.
Até a próxima!
💡 Se liga na #eletricity 💡
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: