Terapia que não engrena, como lidar?
Автор: Psicólogos em São Paulo
Загружено: 2020-08-21
Просмотров: 3364
Описание:
Informações referente à valores e horários de psicoterapia: http://www.marisapsicologa.com.br/hor...
Terapia on-line ou presencial - Agendamento e informações:
WhatsApp 11 11 99787-4512
Atendimento presencial:
Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrôs Consolação e Paulista)
Rua Frei Caneca, 33 (Consolação,prox ao centro)
Inscreva-se para receber os próximos vídeos do youtube: http://goo.gl/32B3B6
E-books Gratuitos http://www.marisapsicologa.com.br/mat...
E-books já publicados
TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena
Participar do grupo no Telegram: https://t.me/PsicologosemSP
Site www.marisapsicologa.com.br https://goo.gl/Ws1hSU
Facebook Psicólogos em São Paulo https://goo.gl/zXlX3C
Instagram @Psicologoemsaopaulo https://goo.gl/CZjlZe
Twitter @psicologomarisa / psicologomarisa
Este vídeo • Terapia que não engrena, como lidar?
Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
O que fazer quando se cansou da terapia, mas ainda não é o momento de parar?
Para começarmos a entender o que seria, o que significaria “se cansar” da terapia, vamos entender as motivações para iniciar uma terapia.
Há que comece a terapia porque percebe que precisa mudar, que não está feliz assim, que sua vida não está produtiva, seus relacionamentos não são bons, o desanimo e a tristeza cobrem a maior parte do seu dia, que a ansiedade não lhes permite realizar muita coisa, etc.
Há os que não se queixam da forma como sua vida se desenrola, mas precisa identificar uma carreira e com isso faz a orientação vocacional, outros desejam maior autoconhecimento, etc.
De toda forma costuma haver uma meta terapêutica, algum ponto onde a pessoa quer chegar e assim perceberá claramente quando estaria no momento de encerrar. Como estamos falando de saúde mental, seria como qualquer tratamento de saúde, atingiu o ponto desejado, que às vezes não é o perfeito. Por exemplo, se uma pessoa corta a mão, ela considera curada quando este corte fechou e não há mais incomodo nem risco de infecção. Mas ela ainda terá uma cicatriz, uma sequela, uma “lembrança” de que existiu algo maior, mas ela está contente com este estágio e não precisa mais frequentar o medico para tratar deste corte.
Assim também será com a saúde mental, é possível que sua meta terapêutica não chegue ao ponto de vislumbrar uma pessoa totalmente resolvida, perfeita, como se nunca houvesse tido nenhuma angustia, mas ao perceber que agora consegue lidar tanto com as angustias atuais como com as que poderão vir, ela se considera pronta para encerrar a terapia.
Mas alguns se cansam no meio do processo, ainda não atingiu a meta, mas perdem a motivação para continuar. O que fazer? Em primeiro lugar entender que momento é este no qual você se encontra. Pois este cansaço pode aparecer mesmo no tratamento da mão cortada.
-Cansou por que gostaria que o ritmo fosse mais rápido e com isso considera abrir mão até deste ganho mais lento?
-Cansou porque percebeu que suas metas terapêuticas estavam ambiciosas demais e o ganho atual já seria satisfatório?
-Cansou porque a terapia está te lavando a “lugares” desconfortáveis de olhar, ligares que você sempre escondeu de si mesmo por ser um tanto doloroso?
-Cansou porque suas mudanças estão incomodando as pessoas próximas e você não gostaria de se indispor com elas?
Neste ponto alguns chegam a considerar que não mudaram para melhor, ou que a terapia não fez efeito algum. Para avaliar isto podemos considerar algumas possibilidades:
-O terapeuta não está acertando nas intervenções.
-Você ainda não chegou no momento da mudança, ainda está na fase de identificar a origem dos problemas.
-Você está mudando, mas está tão acostumado com a vida anterior que se sente desconfortável nesta. Lembrei da serie “sessão de terapia” onde a paciente, para ter uma nova e saudável vida sexual teria que reconhecer que tudo o que teve com seu falecido marido foi um tanto disfuncional.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: