Canhão miniatura Francês de 12 libras "Gribeauval" - Guerras Napoleónicas - Escala 1/30
Автор: Luís Pita
Загружено: 2021-08-04
Просмотров: 672
Описание:
Canhão miniatura Francês de 12 libras "Gribeauval" (escala 1/30), de construção totalmente artesanal.
Os canhões de campanha de 12, 8 e 4 libras projetados pelo Tenente-general Jean Baptiste Vaquette de Gribeauval (15 de setembro de 1715 - 9 de maio de 1789) revolucionaram a artilharia francesa na segunda metade do século XVIII, ao serem muito mais leves e fáceis de deslocar do que os canhões de calibre equivalente então utilizados nos principais exércitos europeus. Incluíam ainda outras inovações, tais como um parafuso elevatório, uma mira traseira calibrada e carretas com peças intercambiáveis.
O sistema "Gribeauval" substituíu o sistema Vallière em 1765, e as suas peças de cerco foram pela primeira vez usados durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos da América, pelo Corpo Expedicionário Francês do General Rochambeau, especialmente em Yorktown em 1781.
Mais tarde, a artilharia do sistema "Gribeauval" contribuiu em grande medida para as vitórias alcançadas pela França durante as "Guerras Revolucionárias Francesas" e as "Guerras Napoleónicas", destacando-se nos campos de batalha o papel desempenhado pelos canhões de 12 libras. Estas peças foram muito apreciadas e empregues em grande quantidade pelo Imperador Napoleão Bonaparte, que lhes chamava afetuosamente as suas "belles filles" ("lindas meninas"). A partir de 1803 começou a ser gradualmente substituído pelo canhão de 12 libras do "Sistema do "Ano XI" (essencialmente um aperfeiçoamento do sistema "Gribeauval"), mas continuou a ser largamente utilizado pelos exércitos franceses até à adoção do sistema "Valée" em 1829.
O canhão de 12 libras era o mais pesado da artilharia de campanha francesa Napoleónica disparando uma bala que pesava 12 "livres" (uma "livre" francesa = libra - pesava 489.41 gramas). Eram necessários 15 homens para o manobrar, sendo puxada por seis cavalos. Uma equipagem bem treinada podia disparar um tiro por minuto. O seu alcance máximo era de 1800 metros. No entanto o alcance efetivo era de apenas 900 metros para balas de ferro e de 600 metros para balas do tipo "canister".
A peça de 12 libras propriamente dita pesava 816 kg e a sua carreta 650 kg. A pequena arca transportada sobre a carreta continha nove balas e alguns acessórios. O alcance efetivo deste canhão (disparando uma bala de ferro com 5,87 kg de peso e 12 cm de diâmetro), era de aproximadamente 825 metros.
Encontra-se documentada a presença de canhões franceses de 12 libras, do sistema "Gribeauval", em diversas batalhas da Guerra Peninsular (1807-1814), sendo todavia o seu desempenho bastante limitado pela ação dos canhões britânicos de 9 libras do sistema "Bloomfield", que eram tecnologicamente muito superiores.
Materiais utilizados:
Madeira de mogno e latão;
Ferramentas usadas:
Mini-torno, serra de joalheiro, martelo de cinzelar, berbequim manual, berbequim elétrico, brocas (0.6, 0.8 e 1mm), limas, lixas, alicates, lupas e pinças.
Nota: Não tenciono disparar quaisquer munições, cartuchos de pólvora seca ou fulminantes com as minhas armas miniatura pois, apesar de funcionais, elas são apenas para exposição.
Email de contacto: [email protected] Instagram: @miniature_gunsmith
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: