Tecnopapo – Corpo-território e a decolonialidade do saber em arquitetura e urbanismo
Автор: Rede Tecnopolíticas de Participação
Загружено: 2026-01-30
Просмотров: 5
Описание:
00:00 Abertura e Contextualização
06:43 Palestra Corpo-território e a decolonialidade do saber em arquitetura e urbanismo - Eduardo Miranda
51:34 Dúvidas, Provocações e Comentários dos Participantes
01:38:54 Encerramento
-----------------------------------------------
O TecnoPapo constitui uma iniciativa da Rede Tecnopolíticas da Participação, desenhada como um ciclo de sessões de debate para fortalecer a articulação entre docentes, investigadores e estudantes interessados nas interseções entre tecnologia, participação democrática e habitação.
A sessão realizada no dia 16 de outubro, em formato híbrido (com transmissão Brasil/Portugal), integrou-se nas atividades letivas da Unidade Curricular "Laboratório de Práticas para o Habitar Popular" (LaPHabP), do grupo de investigação Gestual (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa).
Sob a moderação da professora Andréa Arruda, a sessão contou com a intervenção do professor Eduardo Miranda (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS/Bahia), que trouxe para o centro do debate o tema "Corpo-território e a decolonialidade do saber em arquitetura e urbanismo".
O objetivo central deste encontro foi promover um "giro decolonial" no pensamento arquitetónico e urbanístico, desafiando a hegemonia eurocentrada que historicamente definiu o "sujeito universal" da arquitetura (o homem branco, europeu, cisgénero) em detrimento da diversidade de corpos e saberes ancestrais e populares. Através de uma abordagem crítica, o evento procurou desconstruir normas técnicas e estéticas impostas (como o uso de materiais inadequados ao clima tropical por mimetismo colonial) e reafirmar o corpo como o primeiro território de existência e resistência política.
O Projeto "Tecnopolíticas de Participação – Panorama das Políticas e Práticas Habitacionais Contra-hegemônicas nos Contextos Brasileiro e Português" tem por objetivo a identificação de oportunidades de inovação nos mecanismos de participação adotados nas políticas e práticas habitacionais, com foco nos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS), no Brasil, e nas Estratégias e Planos Locais de Habitação (ELH/PLH), em Portugal.
A iniciativa conta com a participação de docentes e investigadores de diversas instituições. Pelo Brasil, participam a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, como instituição proponente e gestora do financiamento, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em Portugal, integram o projeto investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa), através do Grupo de Estudos Sócio-territoriais Urbanos e de Ação Local (Gestual), do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), através da Dinâmia'CET, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e da Universidade de Aveiro (UA).
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: