BLOCO AFRO COISAS DE NEGRES É UBUNTU (Diego L. e Átila V.) - Carnaval Vitoria 2023 Consciência Negra
Автор: BLOCO AFRO COISAS DE NEGRES
Загружено: 2025-11-26
Просмотров: 114
Описание:
BLOCO AFRO COISAS DE NEGRES - Carnaval Vitória ES 2023
COISAS DE NEGRES É! UBUNTU (Diego Lima e Átila Valentin) - (Bloco Afro Coisas de Negres - Consciência Negra)
Coisa de negres é
uma canção de amor
Óh minha negra ôh,
Minha beleza
Com ginga, raça e fé
Ao toque do tambor
No seu embalo eu vou
Pra descobrir
[Verse 1]
Coisa de negres é
uma canção de amor
Óh minha negra ôh,
Minha beleza
Com ginga, raça e fé
Ao toque do tambor
No seu embalo eu vou
Pra descobrir
Seu abraço ancestral,
sempre estarei com você
Tô junto, tô forte, dei sorte
em te conhecer
Olha eu sou porque nós somos,
tô na luta pra somar
Ouvindo seu canto, me encanto e
Começo a cantar
O queê??
O Bloco Afro Coisas de Negres é um movimento cultural que nasce do pulsar dos tambores, inspirado por grandes referências como Olodum e Ilê Aiyê. Desde sua criação, o bloco reafirma a potência da ancestralidade africana, da identidade negra, do pertencimento comunitário, e do protagonismo cultural afro-brasileiro, trazendo para o Carnaval uma experiência estética, musical e política marcada pelo samba-reggae e pelo compromisso com memória, resistência e afirmação.
A cada ano, o Coisas de Negres apresenta um tema original, acompanhado de música autoral, que dialoga com lutas contemporâneas da sociedade brasileira e mundial.
Realizando em 2025 a 1ª Edição de Descida da Memória Identidade de Inclusão - Territórios Negros - Vitória - ES o Bloco cria um movimento educativo pedagógico que o objetivo de protagonizar e o negro e sua história e geografia na cidade. Passando por monumento e locais significativos a história negra o bloco faz um manifesto e busca contribuir com a consciência negra sobre quem somos e como protagonizamos a construção e a história desta cidade.
▪ 2023 – "Coisas de Negres é! Ubuntu" (Carnaval 2023)
Link: • BLOCO AFRO COISAS DE NEGRES É UBUNTU (Dieg...
Mensagem de união, ancestralidade e coletividade: “Eu sou porque nós somos”. O tema celebra as raízes africanas e a construção conjunta da identidade negra.
▪ 2024 – "Reparação"
Link: • BLOCO AFRO COISAS DE ENEGRES - REPARAÇÃO (...
Composição poderosa que reivindica o reconhecimento histórico e social das feridas deixadas pela escravidão. O tema ecoa justiça, luta, educação e o direito à dignidade.
▪ 2025 – "África, Mãe do Mundo"
Link: • BLOCO AFRO COISAS DE NEGRES - AFRICA MAE D...
Homenagem às origens da humanidade, exaltando a força criadora do continente africano, sua diversidade e beleza que deram origem a todas as cores, raças e culturas.
▪ 2025 – “Vitória, Não Apague Nossa Cor” (Música tema 1 - da Descida da Memória, Identidade e Inclusão - Território Negros - Vitória - ES do Bloco Coisas de Negres)
Link: • VITORIA NAO APAGUE NOSSA COR - AINGRID SO...
É uma canção-manifesto do Bloco Afro Coisas de Negres que afirma a presença negra na cidade de Vitória (ES) e denuncia o apagamento histórico de seus territórios e personagens.
A música transforma a cidade em um mapa sonoro e afetivo, guiado por corpos negros que “cantam e não calam”, percorrendo marcos simbólicos como a estátua de Dona Domingas, a Igreja de São Gonçalo dos Homens Pardos, o antigo Pelourinho (atual Escadaria Maria Ortiz), a Praça Costa Pereira e o complexo arquitetônico da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Cada referência territorial reconstrói uma Vitória em que o povo negro não é coadjuvante, mas protagonista da história, da fé, da cultura e da paisagem urbana.
▪ 2025 – "Mulher raiz ancestral" (Música tema 2 - da Descida da Memória, Identidade e Inclusão - Território Negros - Vitória - ES do Bloco Coisas de Negres)
Link: • MULHER RAIZ ANCESTRAL (AINGRID SOUZA E F...
Homenagem poética às mulheres negras que sustentam a memória, cultura e resistência da cidade, representadas pelas personagens Zilda Aquino, Dona Domingas, Maria Saraiva, Verônica da Pas. A música reafirma o bloco como espaço de luta interseccional, valorizando corpos femininos negros, suas histórias e suas potências.
▪ 2026 – "A Resistência é Coletiva" (versões 1 e 2)
Um manifesto musical: a luta negra é coletiva, nasce do tambor e ecoa nos corpos e vozes que se recusam a silenciar. Tema que aborda feminismo negro, quilombismo urbano, afirmação identitária e coragem para transformar o mundo.
O bloco leva para as ruas um Carnaval sempre guiado pelo compromisso com a luta antirracista, contra machismo, lgbtfobia, etarismo e todas as formas de preconceitos.
#carnaval #blocoafro #carnavalcapixaba #carnavalvitoria #consciencianegra #sambareggae #territoriosnegros #ubuntu #reparacao #africamaedomundo #resistenciacultural #olodum #ileaiye #CarnavalES #carnavalbrazil #bahia #axe #musica #brazil #mpb
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: