'Jazz Band na Sala da Gente' - trecho do romance de Alexandre Staut
Автор: São Paulo Review
Загружено: 2014-09-02
Просмотров: 250
Описание:
*****
Uma banda de jazz é a "sensação" de uma cidadezinha perdida no mapa, na década de 40. As notícias de uma guerra distante chegam a uma casa, neste lugarejo, por meio das ondas do rádio. Hitler comanda uma caça aos judeus do interior de São Paulo. Colonos italianos e a retaliação ao povo alemão. Pixinguinha toca seus choros e as cantoras de rádio soltam a voz. Cinema mudo com orquestra ao fundo. Santinhos, religiões, povos, culturas diversas, que formariam o que hoje é o estado de São Paulo, e o Brasil. Tudo isto está neste romance. Mas apenas como pano de fundo, pois, aqui, o que importa é a história de pessoas comuns, mais precisamente de uma família formada do encontro entre um flautista judeu e uma senhora italiana, na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, num recorte de um ano – entre meados de 1945 e 1946.
A ideia deste romance ocorreu num momento em que o autor procurava dados concretos para compor sua bússola familiar. Sem encontrar a história do avô paterno – Eduardinho Staut, o músico em questão, que também era agente funerário da cidade e que comemoraria agora seu 110º aniversário – junto aos pouquíssimos personagens vivos que teriam convivido com este homem, percebeu que disporia de poucos detalhes da vida privada dos seus, conforme ele me diz. Resolveu então criar um passado para o avô. Sim, inventar uma história. Não só para o avô, mas para toda a família.
Para tecer este retrato íntimo, comovente e, por vezes, tragicômico, o autor valeu-se de um dos poucos documentos existentes, que se relacionam ao personagem em questão – uma crônica escrita pelo jornalista Ubirajara Rocha no dia da morte do seu Eduardinho, que agora é republicada nas primeiras páginas do volume "Jazz Band na Sala da Gente".
A história que segue é contada aqui por um narrador que persegue o ponto de vista do filho mais novo do músico, o garoto Eduardo Luiz, que, em 1945, tinha seis anos.
Ao fazer este retrato delicado da família, o autor transcende a história da vida privada e íntima dos seus, e acaba por traçar o retrato de uma época de transformações sociais e políticas no Brasil. Acaba por abordar a diversidade cultural do interior do país, que aqui nos chega por meio de sentimentos muito finos e diálogos engraçadíssimos.
Um romance histórico que conquista pela narrativa habilidosa e pelas imagens poéticas de um tempo de guerra e caça às bruxas, mas com trilha sonora ao fundo. Que abram as cortinas, a jazz band vai começar a tocar.
texto de orelha escrito por Geraldo Simões, historiador especialista em diáspora
Livro: Jazz Band na Sala da Gente
Capa: Marcelo Katsuki
Páginas: 156
Autor: Alexandre Staut
Gênero: romance
Formato: 14x21cm
Toada edições
ISBN: 978-85-910206-0-7
Vídeo: domínio público
Concepção: Victor Heringer
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: