TUBERCULOSE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
Автор: Prof Elcimara Souza
Загружено: 2023-10-11
Просмотров: 993
Описание:
DESCRIÇÃO
Doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta
prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.
AGENTE ETIOLÓGICO
A tuberculose (TB) pode ser causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae. Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis.
RESERVATÓRIO
O principal reservatório é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas e outros mamíferos.
MODO DE TRANSMISSÃO
A TB é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, pelo espirro ou pela fala de pessoas com TB pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de TB ativa transmitem a doença.
Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença.
PROVA TUBERCULÍNICA
A prova tuberculínica é utilizada para diagnóstico da ILTB e pode também auxiliar o diagnóstico da TB ativa em crianças. O teste consiste na inoculação de um derivado proteico purificado (PPD) do M. tuberculosis, e tem a finalidade de medir a resposta imune celular a esses antígenos. No Brasil, a tuberculina usada é o PPD RT-23, aplicada por via intradérmica no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1 mL, que contém 2 UT (unidades de tuberculina).
A leitura deve ser realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendida para 96 horas. Na leitura, deve-se medir o maior diâmetro transverso da enduração palpável, com régua milimetrada transparente, e registrar o resultado em milímetros.
ESQUEMAS DE TRATAMENTO
O esquema de tratamento compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque) e a de manutenção. Os medicamentos usados nos esquemas padronizados para a TB sensível em adultos e adolescentes são a isoniazida (H), a rifampicina (R), a pirazinamida (Z) e o etambutol (E), sendo quatro medicamentos na fase intensiva e dois na de manutenção, em dose fixa combinada (RHZE e RH) (WHO, 2003).
Para crianças menores de 10 anos, o tratamento se faz com a rifampicina (R), a isoniazida (H) e a pirazinamida (Z), três medicamentos na fase de ataque e dois na fase de manutenção, sendo disponível também em comprimidos dispersíveis em doses fixas combinadas com apresentações tipo 3 em 1 (RHZ) ou 2 em 1 (RH), podendo ser utilizados a depender da faixa de peso.
VÍDEOS SUGERIDOS:
✅ PLAYLIST COM AULAS COMPLETAS SOBRE TUBERCULOSE : • TUBERCULOSE
#saúdepública #enfermagem #sus #saude #concurso #agentecomunitario #tecnicosdeenfermagem #atencaobasica #concursopublico #enfermeiros
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: