Defesa Pública MEMORIAL PARA PROFESSORA TITULAR, prof. Natália Miranda Vieira-de-Araújo (UFPE) - 2/7
Автор: LUP-UFPE - Lab. de Urbanismo e Patrimônio Cultural
Загружено: 2025-12-31
Просмотров: 16
Описание:
.
.
.
“Ensino, Arquitetura e Preservação do Patrimônio Construído: entre laços, leituras e lutas de uma trajetória”
Data: 18/12/2025
Horário: 14:00
A apresentação consta do Memorial requisitado para a promoção de Professora Associada IV (Classe D) para Professora Titular (Classe E), seguindo o disposto naRESOLUÇÃO Nº 03/2014 do Conselho Universitário da UFPE.
Como se estruturam as diferentes questões abordadas ao longo de parte significativa de sua vida profissional? E assim lá se vão quase 25 anos desde que entrei numa sala de aula de graduação em Arquitetura e Urbanismo como professora, recém-mestre (e recém mãe), cheia de medos, expectativas, sonhos e apreensões.
Todos sabem do esforço de aperfeiçoamento e pesquisa no campo da preservação patrimonial no qual venho investindo desde o desenvolvimento do Mestrado (PPGAU-UFBA – concluído em 2000) e do doutorado (PPG.MDU-UFPE – concluído em 2006). Entretanto, independentemente desse esforço de pesquisa, existe algo que antecede tudo: a relação entre o ensino e a arquitetura. E é assim que a estrutura desse Memorial começou a fazer sentido. A partir do ensino. Daí em diante, parece que o resto flui, e assim se organizaram as atividades de pesquisa, gestão e extensão.
Assim, o Memorial aqui apresentado está estruturado em quatro partes que se entrelaçam e acontecem simultaneamente ao longo de minha carreira profissional, até aqui, mas que me permitem focar em partes essenciais desse contínuo processo de construção. A primeira parte apresenta o que entendo como o norte de todas as escolhas: os laços entre o ensino e a arquitetura. A segunda parte evidencia as leituras ao longo do percurso e as terceira e quarta partes focam em algumas lutas travadas nesse processo. Assim, as quatro partes foram intituladas:
1.O NORTE – O Ensino e a Arquitetura: ponto de partida e ponto de chegada?
2. DESCOBERTAS NO PERCURSO – A Pesquisa: História da Arquitetura, Planejamento Urbano, Preservação do Patrimônio Construído e o Projeto (de intervenção)
3. QUEM FICA PARADO É POSTE – Atividades de Gestão e Organização de Eventos
4. SENTIDO EXISTENCIAL? – O diálogo com a sociedade: em defesa do patrimônio cultural construído.
Fechamos este Memorial em “Consideração (sempre) parciais: E agora José?” com algumas elocubrações e sentimentos sobre os rumos a partir daqui, após a oportunidade desse momento de reflexão sobre o percurso até aqui trilhado. Em todas as quatro partes acima apresentadas laços, leituras e lutas se formam, se constroem, me constroem.
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (USP)
Prof. Dr. Claudio Varagnoli (Università di Roma Sapienza)
Profa. Dra. Edja Trigueiro (UFRN)
Prof. Dr. Flávio Lemos Carsalade (UFMG)
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: