PELA PRIMEIRA VEZ CIENTISTAS FAZEM TELETRANSPORTE QUÂNTICO EM FIBRA USADA PARA INTERNET
Автор: Ciência News
Загружено: 2024-12-27
Просмотров: 11539
Описание:
#quantumteleportation #fiberopticcable #quantumentanglement #ciencianews
Quantum Teleportation Achieved Over Internet For First Time
A quantum state of light has been successfully teleported through more than 30 kilometers (around 18 miles) of fiber optic cable amid a torrent of internet traffic – a feat of engineering once considered impossible.
Teletransporte é algo que parece saído de um filme de ficção científica:
Não é à toa! Talvez o exemplo mais conhecido seja o teletransporte para dentro e fora da nave Enterprise das séries e dos filmes da Franquia Star Trek ou jornada nas estrelas.
Mas Será que um dia o teletransporte vai ser possível?
Bem, o teletransporte, em teoria, é a ideia de mover um objeto ou pessoa de um lugar para outro instantaneamente, sem passar pelo espaço entre os dois pontos.
Imagina desaparecer de um lugar e aparecer em outro, algo quase mágico!
Na ciência, o conceito mais próximo disso é a teleportação ou teletransporte quântico.
Só que, calma não funciona da mesma forma que nós filmes .
Nesse caso, não é a pessoa que “viaja”, mas sim as informações sobre ela.
Funciona assim: partículas, como fótons, podem “compartilhar” suas propriedades através de um fenômeno chamado entrelaçamento quântico.
Quando você teletransporta uma partícula, as informações dela “aparecem” em outra partícula, mesmo que estejam longe uma da outra.
Agora, aqui vai a questão complicada:
pra fazer isso com um ser humano, seria necessário “escanear” cada pedacinho do nosso corpo, incluindo nossos átomos e células.
O problema? A tecnologia pra isso ainda não existe, e tem debates éticos e filosóficos, como: se tudo de você fosse reconstruído em outro lugar, seria mesmo você?
Por enquanto, o teletransporte está mais para uma ideia fascinante do que uma realidade prática.
Mas a ciência avança rápido, então quem sabe o que o futuro nos reserva, né?
Por enquanto vamos falar de algo que já está próximo de mudar nossa realidade cotidiana
Pela primeira vez, O teletransporte quântico foi demonstrado por um cabo de fibra óptica pelo qual fluía tráfego de dados.
O trabalho mostra que será possível aproveitar os benefícios que a comunicação quântica oferece, aproveitando a infraestrutura que já existe.
O emaranhamento quântico, aquele fenômeno que Einstein apelidou de“ ação fantasmagórica à distância ”, permite que mudanças em uma partícula emaranhada induzam alternâncias correspondentes em outra, independentemente de sua separação.
Isso significa que a informação pode ser transmitida entre dois pontos sem a necessidade de viajar entre eles – em outras palavras, teletransporte de informação.
Isso não significa que podemos fazer sem uma rede de transmissão, no entanto.
As partículas emaranhadas começam juntas e precisam viajar entre a localização do remetente e do destinatário.
Se as partículas usadas forem fótons, isso pode ser feito usando cabos de fibra óptica, como aqueles que transportam a maior parte da Internet.
No entanto, demonstrações anteriores de comunicação quântica foram conduzidas num ambiente pacifico e tranquilo de um laboratório,
Desta vez acontece em meio a fótons viajando por superestradas ópticas movimentadas com mensagens não relacionadas.
A façanha é do Professor Prem Kumar da Northwestern University e sua equipe.
Eles notaram evidências anteriores de que quaisquer transmissões emaranhadas em comprimentos de onda próximos aos muito usados para tráfego comum da Internet seriam facilmente interrompidas.
No entanto, ao usar um comprimento de onda bastante diferente de qualquer tráfego,
o delicado emaranhamento pode sobreviver sem ser afetado pelo que mais estava acontecendo.
Após selecionar 1290 nanômetros para seu comprimento de onda quântico, Kumar e a equipe emaranharam fótons e os transmitiram por uma fibra óptica de 30,2 quilômetros , que também foi usada para transportar tráfego de Internet de 400 Gbps na popular banda C de 1547 nanômetros.
Eles então interromperam os fótons em uma extremidade e procuraram por mudanças correspondentes na outra, para ver se o emaranhamento estava intacto.
“Nós estudamos cuidadosamente como a luz é espalhada e colocamos nossos fótons em um ponto crucial onde esse mecanismo de espalhamento é minimizado”,
disse Kumar em uma declaração .
“Descobrimos que poderíamos realizar comunicação quântica sem interferência dos canais clássicos que estão simultaneamente presentes.”
“Essa capacidade de enviar informações sem transmissão direta abre a porta para aplicações quânticas ainda mais avançadas sendo realizadas sem fibra dedicada”, disse o primeiro autor, aluno de doutorado Jordan Thomas.
#quantumteleportation #fiberopticcable #quantumentanglement #ciencianews
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: