Bateria à base de PANflon pode ser alternativa mais eficiente e sustentável aos modelos tradicionais
Автор: FAPERJ
Загружено: 2025-09-11
Просмотров: 23735
Описание:
O projeto, realizado por pesquisadores do Laboratório de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução – LaMAR, do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), resultou no desenvolvimento de um novo tipo de bateria, à base de lítio e PANflon, composto que mistura poliacrilonitrila (PAN) e teflon. O produto tem uma série de vantagens e, no futuro, pode ser uma alternativa mais eficiente, econômica e sustentável às tradicionais baterias de íon-lítio.
A nova bateria emprega flúor como material ativo do catodo, ou seja, o flúor é o componente responsável pelo armazenamento e liberação de energia. O teflon é um polímero com grande volume de flúor. Essa tecnologia é inédita na ciência dos materiais.
Uma das principais vantagens da bateria em desenvolvimento é a sua alta capacidade de armazenamento de energia. Enquanto a capacidade das baterias de íon-lítio gira em torno de 140 mAh/g, o produto à base de PANflon apresentou uma surpreendente evolução. No início dos testes, a capacidade era de apenas 30 mAh/g, mas, após ciclos de carga e descarga, ela superou os 1.000 mAh/g, ou seja, oito vezes mais do que os modelos tradicionais. Depois de alguns meses de testes, a equipe do Instituto de Física conseguiu aumentar a capacidade já nos ciclos iniciais.
A nova bateria também apresenta um custo de produção inferior ao das baterias de íon-lítio, o que é um outro atrativo do projeto. Isso pode tornar a bateria de PANflon mais acessível e facilitar sua utilização em uma ampla gama de aplicações. De equipamentos eletrônicos a veículos.
As baterias feitas à base de lítio-PANflon podem ser uma alternativa para substituição dos modelos feitos com íon-lítio. Apesar de serem utilizadas amplamente em celulares, laptops e automóveis, as baterias de íon-lítio devem ser substituídas por outras famílias de materiais nos próximos 5 a 10 anos.
Apoio da FAPERJ – Coordenador do projeto, o pesquisador Samuel Bertolini é apoiado pela FAPERJ por meio do edital Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense sem Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro.
Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal da FAPERJ sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: [email protected].
Realização: Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da FAPERJ
Coordenação: Paul Jürgens
Pauta e produção: Marcos Patricio
Reportagem e edição: Jorge Mansur
🔔 Se inscreva no canal e ative o sininho para saber quando os novos conteúdos forem ao ar.
💡Acompanhe a FAPERJ nos canais:
Site: www.faperj.br/
Boletim Faperj (semanal, enviado às quintas): https://www.faperj.br/arquivo_boletin...
Facebook: www.facebook.com/faperj/
X (antigo Twitter): https://x.com/faperj
Instagram: www.instagram.com/faperjoficial/
LinkedIn: www.linkedin.com/company/faperjoficial * YouTube: / faperjoficial
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: