“O castanheiro vai ter de ser uma cultura de regadio”
Автор: Voz do Campo CANAL
Загружено: 2025-08-22
Просмотров: 117
Описание:
Durante o V Congresso Nacional da Castanha, Carlos Cardoso, CEO da Motivos Campestres e produtor de castanha em Trás-os-Montes, defende que a cultura do castanheiro enfrenta um momento decisivo. Afetado pelas alterações climáticas e pela exigência crescente de profissionalização, o setor “tem muito que evoluir a nível do conhecimento técnico e de novas práticas culturais”. Nesse contexto, o empresário considera que eventos como o Simpósio Nacional da Castanha “são essenciais para a fileira”, pois permitem a partilha de conhecimento entre “produtores, investigadores e todas as pessoas da fileira”.
Recorde-se que a Motivos Campestres nasceu em 2007, com foco no aconselhamento técnico e nutrição vegetal, e lançou, em 2018, a sua própria marca de fertilizantes — Nutritec Fertilizantes. “Como eu acredito que a nutrição é a base de uma planta saudável e de uma excelente produção, desenvolvemos formulações específicas para diversas culturas e regiões do país”, explica Carlos Cardoso. A empresa oferece desde corretivos orgânicos e minerais a bioestimulantes e fertilizantes sólidos e líquidos, muitos com selo de resíduo zero.
A produção própria de castanha é feita em regime biológico.
“Temos um pomar de 8,5 hectares em Vinhais, entre os 750 e os 850 metros de altitude, com rega gota-a-gota monitorizada por sondas de humidade e controlada à distância. De qualquer parte do mundo faço a gestão do meu souto”, sublinha. O seu filho também gere um pomar de 11 hectares. Para Carlos Cardoso, “não vejo nos próximos dez anos a cultura do castanheiro sem rega” (...).
Mais desenvolvimento publicado na Revista Voz do Campo, edição de agosto/setembro. Subscreva em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FA...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: