Ultraprocessados: o alerta da Lancet e o que isso muda na sua alimentação
Автор: Panelinha
Загружено: 2025-12-02
Просмотров: 2473
Описание:
Participei do lançamento, em Londres, da The Lancet Series, uma das publicações médicas mais importantes do mundo, que apresentou um panorama global do impacto dos ultraprocessados na alimentação e na saúde.
Obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão e até morte precoce estão diretamente ligados ao consumo de ultraprocessados, que estão tirando a comida de verdade da mesa e piorando a alimentação e a saúde das pessoas.
A revista defende ações globais coordenadas e imediatas, que incluem rotulagem clara, restrição de publicidade para crianças, limitação de ultraprocessados em escolas e hospitais, taxação de alguns produtos para subsidiar alimentos frescos e proteção das políticas públicas contra o lobby corporativo.
O médico e pesquisador Dr. Chris Van Tulleken, inclusive, abriu o encontro dizendo que os problemas de saúde ligados à alimentação não são culpa das pessoas, e sim das corporações.
Há mais de 10 anos, trabalho com o Nupens, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, criando conteúdos que ajudam as pessoas a fazer melhores escolhas alimentares, com base em evidências científicas. E, por isso, afirmo com convicção: aprender a cozinhar é a melhor ferramenta para evitar os ultraprocessados e garantir uma alimentação saudável de verdade. Nós, brasileiros, saímos na frente, porque temos um padrão alimentar tradicional balanceado. Isso significa que não precisamos ficar quebrando a cabeça com as refeições ou com os nutrientes: o pê-efe reúne de forma equilibrada os principais grupos alimentares que devemos consumir diariamente.
No evento em Londres, falei da importância de saber cozinhar, inclusive na perspectiva de gênero, fazendo uma provocação: quem disse que a mulher tem que ser a responsável pela alimentação da casa?
Outro ponto que levei para a conversa: você já reparou que a forma como falamos sobre alimentação também molda o que comemos? Os ultraprocessados são o oposto exato da comida de verdade — não apenas do ponto de vista nutricional, mas também social, cultural, sensorial e até linguístico. Se o que você busca é "proteína", tanto faz se está comendo carne, feijão ou um whey cheio de aditivos químicos, ou ainda um iogurte com proteína adicionada — ultraprocessado.
Bom, você sabe, mas não custa lembrar: todas as minhas receitas, que são 100% comida de verdade, estão no Panelinha.com.br.
Me acompanhe nas plataformas:
No Instagram:
/ ritalobo
/ panelinha_ritalobo
No Facebook:
/ ritalobo0
/ panelinha
Canal Panelinha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029Va8Y...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: