Incrível Tornado em Capão do Leão-RS (20/09/2014)
Автор: Vagner Onuczak
Загружено: 2023-06-11
Просмотров: 592
Описание:
TORNADO ATINGE O RIO GRANDE DO SUL NO FERIADO FARROUPILHA!
Um tornado ocorreu no fim da tarde do dia 20 de setembro de 2014 entre os municípios de Pedro Osório e Capão do Leão, no Sul gaúcho. O fenômeno foi registrado em fotos por Rodrigo Giacomet, diretor da emissora parceira da MetSul Rádio ABC/Grupo Editorial Sinos, de Novo Hamburgo. Segundo Giacomet, que trafegava pela BR-116, o fenômeno foi rápido e foi possível ver o funil de vento levantando terra e poeira do chão, indicando que a coluna rotatória de ar tocou a superfície, configurando o tornado. As nuvens carregadas que provocaram o tornado ainda trouxeram granizo para o Sul do Rio Grande do Sul.
Áreas de instabilidade atuaram numa pequena área do Sul do Estado na região entre a cidade de Pelotas e a Serra do Sudeste. Em São Lourenço do Sul houve queda de granizo, inclusive com uma pequena acumulação em gramados da cidade. Caiu granizo também em pontos de Pelotas. Giacomet descreveu que cerca de quinze minutos antes de presenciar o tornado trafegava na BR-116 com tempo ensolarado, mas já podiam ser avistadas nuvens carregadas e de desenvolvimento vertical no horizonte. Logo depois, o jornalista encontrou as nuvens cumuliformes de grande desenvolvimento que trouxeram o granizo e o tornado. O que aconteceu? Inicialmente, era virtualmente impossível para não dizer impossível prever que se formaria um tornado.
O Rio Grande do Sul não experimentava um quadro de tempo severo. Ao contrário, na hora do evento tornádico no Sul do Estado, quase todo o território gaúcho tinha tempo aberto e ensolarado. O que se deu foi a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, do tipo Torres Cumulus (TCu) e Cumulunimbus (Cb) numa área bastante limitada na região de Pelotas. O radar meteorológico de Canguçu da FAB mostrava núcleos com elevados valores de refletividade na área, indicando instabilidade forte. A vorticidade presente na atmosfera era maior por conta da proximidade do centro de baixa pressão, fator que nos parece ter sido determinante para a gênese do tornado no Sul gaúcho. Tornados no Rio Grande do Sul não são fato recente e estão documentados ao longo de décadas. Setembro tem histórico do fenômeno, como no evento de 2008 em Tabaí.
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/tornado-e-uma-mort... .
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: