IEMANJÁ: FÉ E ANCESTRALIDADE NO 2/2
Автор: Canal Preto
Загружено: 2026-02-12
Просмотров: 100
Описание:
Transformadas em territórios de fé e de preservação do legado ancestral afro-brasileiro, as areias das praias de Salvador (BA) e de todo o país fazem do 2/2 espaço de homenagens a Iemanjá, orixá reverenciada pelo governo das águas salgadas e pelo acolhimento às maternidades. Em meio às flores e às cartas lançadas ao mar, o rito em honra à Grande Mãe reafirma a memória e a identidade negras da tradição iorubana como parte das resistências artístico-culturais e sociorreligiosas secularmente produzidas na diáspora atlântica. Declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2003 (Lei nº 8.895/2003), por fim, os festejos deste tão aguardado dia simbolizam entre o sagrado a história dos feitos, das lutas e da presença das negritudes na formação do Brasil, marco cuja inteireza restabelece a ancestralidade africana enquanto ética de cuidado coletivo.
O Canal Preto da semana fala sobre o 2/2 e sobre o simbolismo da data para a afirmação do legado histórico-cultural africano junto às afro-brasilidades e a todo o país.
Fontes de pesquisa: Agência Brasil, CNN Brasil, g1, Carta Capital e Alma Preta Jornalismo.
AGRADECIMENTO
O Canal Preto agradece às convidadas o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento, pois suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo o conteúdo publicado ao longo da semana.
Rosemeire Trindade (Mãe Rose) - Nascida em Salvador (1964), Trindade é líder espiritual de matriz africana, tendo sido iniciada e consagrada aos vinte anos de idade pela avó Mãe Nazinha de Xangô. Atualmente, exerce o cargo de Yalorixá no Terreiro Ilê Axé Bába Ômi Nidé, fundado por Mãe Deja de Oxalá, sua mãe biológica, em Arembepe (BA).
Ana Paula da Silva - Dona de casa e mãe solo, Silva é soteropolitana e uma matriarca vencedora.
Vera Indira - Mulher preta, cristã e mãe solo de Lauro de Freitas, Indira é dona de casa e atua em Salvador (BA) como modelo e trancista.
#ParaTodoMundoVer: no vídeo (plano médio), vemos, respectivamente, as seguintes pessoas convidadas: Rosemeire Trindade (Mãe Rose), uma mulher negra com os cabelos presos por um turbante laranja, veste uma bata branca estampada com motivos gráficos coloridos em laranja, em amarelo e em preto e usa, além de óculos de armação retangular preta, colares e brincos de argolas dourados; Ana Paula da Silva, uma mulher negra de cabelos crespos curtos, veste uma blusa de alças branca e usa óculos (armação quadrada), brincos e colares dourados; e Vera Indira, uma mulher negra de cabelos crespos volumosos, veste um biquíni jeans encimado por uma blusa de alças azul escuro e usa pequenos brincos perolados.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
#iemanja #rainhadomar #doisdefevereiro #canalpreto
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: