A Síndrome da Boazinha
Автор: Resgate da Autoestima
Загружено: 2025-08-09
Просмотров: 243
Описание:
👉 Antes que você se esqueça, inscreva-se no canal e ative o sininho para receber as notificações.
👉 Curtir, comentar e compartilhar ajuda outras mulheres a se beneficiar desse conteúdo. Essas informações podem transformar vidas!
👉 Psicoterapia para mulheres, contato https://wa.me/32999314811
✍ Mais conteúdo nos links abaixo:
Instagram @cristinavasconcelos_psi
www.resgatedaautoestima.com
A Síndrome da Boazinha é uma condição psicológica em que a mulher tem a necessidade de agradar os outros o tempo todo, priorizando sempre as opiniões e desejos alheios.
Essa síndrome não é uma doença reconhecida em manuais de psiquiatria, é um padrão de comportamento fácil de reconhecer e uma condição caracterizada pela compulsão por agradar.
Ela se estende a todos os âmbitos da vida e pode se destinar a conhecidos ou a alguém específico (pai, irmão, amigo, parceiro, chefe, etc.).
Causas prováveis – estímulos recebidos durante a infância: padrões de comportamentos nocivos, autoestima e autoconfiança baixas, insegurança, passividade, medo de punição, de ser malvista, desprezada e não amada, crença de que o amor está atrelado a obediência, aceitação e subordinação.
Alguns sinais da presença da síndrome na mulher adulta:
Grande dificuldade em dizer não e colocar limites
Ansiedade e culpa
Baixa autoestima e baixa autoconfiança
Subserviência
Prejuízos para si mesma. Não há nada de errado em querer agradar, o perigo é quando esse tipo de atitude gera um excesso, uma compulsão que causa prejuízos a si mesma, negligenciando a própria saúde, suas vontades e necessidades, seu tempo e sua felicidade.
Todo esse desgaste emocional ao longo do tempo, pode gerar estresse, insatisfação e angústia constantes e levar a uma sobrecarga de atividades, com efeitos nocivos à saúde física e mental —algumas boazinhas patológicas acabam desenvolvendo dores crônicas, doenças psicossomáticas, depressão e ansiedade e, por terem dificuldade na questão dos limites, podem apresentar compulsões por alimentos e compras.
Essas mulheres boazinhas são uma boa isca para atrair relacionamentos abusivos.
Mudar esse padrão de comportamento nem sempre é fácil, mas possível.
A seguir, algumas dicas para enfrentar essa situação:
1) Coloque-se no foco da narrativa
2) Ensaie o que vai falar
3) Flexibilize seu comportamento
4) Adie suas respostas quando for pega “de surpresa”
Se você perceber que a situação foge ao controle, busque ajuda profissional para avaliar seu quadro e indicar as melhores alternativas de cuidados.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: