O FANTÁSTICO VINHO DA ILHA DA MADEIRA
Автор: Apaixonado por Vinhos
Загружено: 2025-06-08
Просмотров: 1692
Описание:
Ele é fortificado e fora da curva.
-Justino's 10 Anos Doce, elaborado com a uva Tinta Mole, na Amazon: https://amzn.to/3FSxluC
00:00 Ilha da Madeira.
O vinho Madeira é único e no processo de produção ele é submetido a altas temperaturas, a qual poderia estragar um vinho comum, mas não o Madeira.
01:13 Localização.
Localizada no Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira é um território português, mas fica 1000 km de Lisboa.
Os portugueses chegaram Na ilha da Madeira em 1419 e durante a era das grandes navegações usaram a ilha como ponto de apoio para as longas viagens marítimas.
02:30 Vinho fortificado.
Como o vinho era um dos “gêneros alimentícios” mais desejados pelas embarcações, a produção local foi rapidamente estabelecida. O vinho era armazenado em barris guardados geralmente nas áreas mais quentes do navio. Como forma de proteger o vinho, os povos do Mediterrâneo “fortificavam” o vinho, ou seja, adicionavam álcool para preservá-lo.
04:30 Vinho como lastro.
Mas, as barricas também tinham outra finalidade: serviam de lastro para melhorar a precária estabilidade das naus. Durante as longas travessias, na medida em que o vinho era consumido, as barricas vazias eram preenchidas com água do mar, a fim de manter o lastro necessário para que as caravelas não sofressem tanto nos mares mais agitados.
05:05 “Vinho de volta”.
Mas, às vezes, algumas barricas retornavam ainda cheias das viagens. Quando isso acontecia, revelavam um vinho de sabor bem mais agradável, fruto do tempo que passaram estocadas nos abafados porões dos navios.
Por isso este vinho ficou conhecido como “Vinho de Volta” ou “Vinho da Roda”.
06:08 Exceção.
O Vinho Madeira é exceção. Ele é submetido a tudo aquilo que se recomenda que não se faça com o vinho: altas temperaturas e movimentação e melhora. Mas, e hoje? Com o fim das navegações marítimas nas caravelas, como é feito o Vinho na Ilha da Madeira?
07:04 Estufagem.
90% da produção do Madeira é submetida à estufagem: o vinho é colocado em tanques de inox aquecidos por um sistema de serpentinas. Nelas, circula água quente, por um período nunca inferior a três meses, a uma temperatura entre os 45 e 50 graus Celsius. Literalmente o vinho é cozido lentamente.
08:19 Canteiro.
Os vinhos selecionados para estágio em Canteiro são envelhecidos em cascos, barricas, normalmente nos pisos mais elevados dos armazéns, próximo ao telhado, onde as temperaturas são mais altas, pelo período mínimo de dois anos.
09:55 Fortificação.
O Vinho madeira apresenta uma graduação alcoólica que varia de 17 a 22% em volume, e um teor de açúcar compreendido entre zero e cerca de 150 gramas por litro. Este açúcar residual é o resultado da interrupção da fermentação alcoólica em razão da morte das leveduras por adição de álcool vínico com o mínimo de 96%, em momentos diferentes da fermentação alcoólica, consoante se necessite de vinhos secos ou doces.
11:14 Castas.
Cerca de 90% do total da produção de Vinho Madeira é feita a partir da casta Tinta Negra Mole, considerada uva mais simples. Os restantes 10% do Vinho Madeira são produzidos a partir de uvas chamadas nobres: Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia, originando vinhos de melhor qualidade, em geral destinados ao envelhecimento em canteiro, e mais tarde comercializados por melhores preços.
13:02 Sercial 15 anos.
Este é um vinho com idade de 15 anos, significa que ele é um blend de diversas safras de Sercial, de maneira que ao ser submetido à prova de degustação e exames laboratoriais ele apesenta as características de um vinho com 15 anos. Ele foi envelhecido no sistema de Canteiro em cascos franceses e americanos. Tem 19% de álcool e é classificado como Dry, mas não significa que seja seco, ele tem 60 gramas de açúcar por litro.
16:23 Análise visual.
De coloração castanho claro, dourado, de média intensidade
16:44 Análise olfativa.
Tem um aroma muito fresco um bouquet característico do Madeira com toque de nozes, frutos secos complexos e madeira.
18:03 Análise gustativa.
O nosso vinho é para a classificação geral é doce, mas ele é classificado Madeira Seco. A acidez é alta. O álcool de 19 % está bem amparado pela acidez e pelo açúcar, em perfeito equilíbrio. É quase encorpado e na boca são confirmados os aromas percebidos no nariz, com acréscimo de um arremate com toffee e baunilha.
19:44 Final e guarda.
um final longo e persistente. Embora este vinho já esteja pronto para ser consumido, com a garrafa fechada ele pode ser guardado por décadas. Depois de aberta, o vinho dura meses na geladeira.
20:41 Conclusão e nota.
O Madeira Sercial 15 anos produzido pela H. M. Borges, é quase excelente.
22:13 Harmonização.
O nosso vinho acompanha Azeitonas, amêndoas torradas, canapés de caviar. Peixes defumados (salmão, atum), mariscos, sushi. Queijos frescos de cabra ou ovelha, além de queijos salgados e picantes como o Manchego envelhecido.
23:23 Dica de rótulo.
24:44 Saúde!
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: