UFRGS 2025 | BIOLOGIA | QUESTÃO 49 | A anemia falciforme é uma condição hematológica genética
Автор: Biologia com Sanabria
Загружено: 2025-03-09
Просмотров: 520
Описание:
A anemia falciforme é uma condição hematológica genética, caracterizada por uma herança mendeliana autossômica recessiva, relacionada a um alelo variante de hemoglobina, denominado HbS. O alelo selvagem será aqui mencionado como HbA. Recentemente, a tecnologia de edição genética CRISPR-Cas9 foi aprovada, em países como os Estados Unidos da América e o Reino Unido, como uma ferramenta molecular para o tratamento da anemia falciforme.
Com relação à anemia falciforme, é correto afirmar que
(A) as moléculas HbS, em situações de hipóxia, tendem a agregar e a polimerizar, levando a alterações na conformação das hemácias, o que lhes dá um aspecto característico de foice.
(B) a prole de um indivíduo homozigoto para o alelo variante HbS será composta, invariavelmente, tanto por indivíduos fenotipicamente afetados pela anemia falciforme, como por indivíduos não portadores do traço falcêmico.
(C) a presença do traço falcêmico traz uma vantagem adaptativa a seu portador, pois permite uma maior fluidez do sangue em situações de baixa tensão de oxigênio.
(D) todos os filhos biologicamente do sexo masculino, de um indivíduo biologicamente do sexo masculino e portador da variante HbS, apresentarão o fenótipo característico da anemia falciforme.
(E) a anemia falciforme, apesar de extremamente comum até o final dos anos 1980, está, nos dias atuais, praticamente erradicada no Brasil.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: