Oswaldo Yamamoto, a Crise e as alternativas da Psicologia
Автор: Psicologia e Ladinidades
Загружено: 2020-08-14
Просмотров: 8785
Описание:
Resgatando as proposições de Oswaldo Yamamoto sobre a crise e as alternativas da Psicologia (1987)
》Oswaldo Hajime Yamamoto (nascido em 1950), professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se consolidou como uma referência fundamental no campo de estudo sobre a Psicologia enquanto complexo do saber-fazer, ciência e profissão. Suas “contribuições à crítica da Psicologia”, abrangem todas dimensões deste campo.
》Enquanto saber, a ciência burguesa psicológica se divorcia da filosofia no Século XIX e incorpora em seu cerne a ideologia liberal, reinvidicando a instituição do “indivíduo” abstraído das condições históricas e sociais que o produzem, tomando-o como ser atemporal de subjetividade autônoma; enquanto prática, a Psicologia se mostra historicamente subordinada aos ditames do capital.
》Em “A crise as alternativas da Psicologia”, publicada como livro em 1987, Yamamoto traz à tona questões candentes à Psicologia e sua crise naquele período: diante do processo de reabertura democrática, crise econômica e configuração do campo de políticas públicas como área de atuação profissional, qual seria o “função social da Psicologia”? Quais seriam as potencialidades e limites dos projetos de profissionais que, percebendo as limitações e o compromisso histórico da Psicologia tradicional com a classe dominante, formularam práticas alternativas? Até que ponto a Psicologia seria capaz contribuir com a emancipação das maiorias exploradas?
》Resgatar estes questionamentos em 2020, numa crise sem precedentes, é necessário para (re)pensarmos a crise da Psicologia como crônica, indissociável das crises cíclicas do modo de produção no qual a Psicologia surge. Partimos da provocação de Yamamoto neste livro: por que em vez de tentar salvar a Psicologia não a negamos, enquanto questão política? A partir dessa deixa, também perguntamos: até que ponto a superação da crise da Psicologia não depende da superação do capitalismo como modo de produção?
•
📍Convidamos todes para discutir com a gente a respeito desse clássico para Psicologia Latinoamericana. Se inscreva!
Coordenação do grupo: Pedro Henrique Antunes Da Costa
Mediação: João Gabriel C. A. Mello De Oliveira
⏰QUANDO: 14/08 às 19h
🔈ONDE: Youtube (Link na bio)
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: