Dica super rápida, Titan 160 não carrega bateria. Causa mau contato porta fusível. Leia descrição.
Автор: Edson Tadashi Yamashita
Загружено: 2024-01-10
Просмотров: 1409
Описание:
Hoje, 09/01/24, cliente trouxe Titan 160 ano 2019 com defeito de não carregar a bateria.
Causa do defeito, parece que o cliente não usa nenhuma tampa lateral por muito tempo, ocasionando entrada de agua no rele de partida, que por sua vez ocasionou um tipo de zinabre no mesmo. O fusível de 20 amperes (o padrão seria o de 15 amperes, sempre use o valor do original padrão para proteger o circuito elétrico da moto) estava com o plástico derretido, mostrando que houve aquecimento, mesmo após a troca do mesmo não resolveu o problema de não carregar a bateria. Após a troca do relé de partida, ficou normal, veja no vídeo.
Procedimento passo a passo usado nesta moto.
1) Com multímetro na escala de OHMS, medi a resistência ôhmica do enrolamento do estator (conector com fio verde e branco) desconectado do chicote principal da moto e medindo na escala mais baixa do multímetro, que no caso de multímetros manuais e não automáticos que escolhem a melhor escala , use a escala de 200 ohms. Junte as pontas do multímetro, para saber o valor do seu ZERO ohms, que muitas vezes não é zero, meça e subtraia o valor observado com as pontas em curto. No meu caso deu 1 ohms, mas subtraindo o valor de 0,3 ohms, o valor do enrolamento do estator (com o conector desconectado do chicote principal) deu 0,7 ohms, ou seja passou no teste.
2) Então medi a tensão que o estator esta gerando na marcha lenta com o multímetro em AC volts, ainda com o conector do estator desligado do chicote principal, deu por volta de 19 Vac. Observação importante, se usar na escala de VOLTS DC, você não vai conseguir medir nada.
Passou no teste. Mas como pode ter o fio do enrolamento quase quebrando, é importante fazer o teste de geração de corrente, que no caso eu uso uma lâmpada de farol de 35 watts com o baixo ou alto queimado que eu guardo exatamente para isso, ligado no conector do estator fio verde e o fio branco, ainda desconectado do chicote da moto. Acendeu super forte na marcha lenta e queimou ao dar uma aceleradinha, mostrando que o estator fornece corrente . Observação importante, use protetor facial, outro dia fui fazer o teste e o estator estava meio ruim e ao fazer o teste a lâmpada não queimou e demorou para queimar, ficando incandescente o suporte do filamento, até que a lâmpada explodiu.
Passou no teste.
Verificado o estator, fui analisar o resto da moto.
Com o estator ligado ao chicote da moto, fui medir a tensão que o regulador estava carregando a bateria, valor muito baixo, abaixo dos 13 volts e ao acelerar a moto a tensão caia em vez de subir.
Fui analisar a queda da tensão da saída do regulador ao positivo da bateria, com o multímetro na escala de Volts DC, use a escala da 20 Vdc, deu um valor muito alto, por volta de 600 milivolts (0,6 volts), com este teste pude verificar que havia algum mau contato.
Verificando o fusível no relé de partida, estava meio derretido, isso ocorre quando a corrente é alta e temos mau contato. Troquei o fusível e não deu certo o rele recebeu muita água, pois, o dono não usa a tampa lateral esquerda, que serve para proteger da umidade a parte elétrica.
Usei o rele de partida da marca ZOUIL, encaixou perfeitamente como o original, sem ressalvas. Feito a troca, veja no vídeo como carrega bem a bateria.
Como sempre, espero que este vídeo ajude as pessoas.
Dúvidas, pergunte.
O regulador retificador de meia onda, como é o caso reage de forma diferente que o regulador retificador de onda completa, com este tipo de mau contato, teríamos no regulador algo parecido com 14,3 volts e neste de meia onda não chegava a 13,5 volts, não sabia disso não.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: