Brasileiros descobrem novas formas de usar o telúrio, que podem aprimorar a nanoeletrônica.
Автор: Sociedade Brasileira de Física
Загружено: 2025-08-28
Просмотров: 220
Описание:
A física quântica não necessariamente dará origem ao melhor computador do planeta, por enquanto, tudo é promessa e pesquisa em busca em reduzir erros que parecem pequenos, mas que causam grandes estragos. Mas aquilo que já sabemos há mais de cem anos sobre a Mecânica Quântica tem sustentado boa parte da tecnologia contemporânea e pode aprimorá-la ainda mais. Dos semicondutores às fibras óticas, o campo abriu espaço para dispositivos que transformaram a vida cotidiana. Agora, ao se aprofundar nos detalhes da mecânica quântica, os cientistas continuam encontrando efeitos capazes de aperfeiçoar os circuitos eletrônicos que já usamos, explorando dimensões sutis do comportamento dos elétrons.
Foi nesse caminho que se inseriu um estudo aceito pela revista Physical Review Letters (PRL) no dia 11 de agosto de 2025, com participação dos físicos brasileiros Marcello Barbosa da Silva Neto, Caio Lewenkopf, estudantes de mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e parceiros internacionais. Um dos resultados mais animadores é que o telúrio pode ser aplicado em equipamentos eletrônicos e chips, uma vez que forma o chamado telureno, material bidimensional que reúne propriedades semicondutoras e quânticas de grande interesse tecnológico.
“O telureno é um material formidável porque pode ser incorporado em chips e processadores. Ele é bidimensional e isso facilita aplicações. Além disso, pode ser usado em retificação, que é o controle do fluxo de corrente, algo sempre desejado na eletrônica”, diz o professor Marcello, em entrevista ao Boletim SBF, sobre o artigo “Quantum geometry and the electric magnetochiral anisotropy in noncentrosymmetric polar media”, que será publicado na PRL nos próximos dias, como sugestão do editor do periódico científico.
(Colaborou Roger Marzochi)
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: