LS-1938, O PRIMEIRO CAVALO ELETRÔNICO DA MERCEDES-BENZ
Автор: Apaixonados Por Estrada
Загружено: 2020-02-21
Просмотров: 62297
Описание:
O LS-1938, que foi anunciado pela Mercedes-Benz do Brasil em 1998, e foi um verdadeiro marco, uma vez que ele vinha equipado com o então novo motor da Mercedes, o OM-457 LA da série BR-450, sendo o primeiro motor da marca totalmente eletrônico. Com isso a Mercedes-Benz apresentava uma nova proposta com o seu produto: A elevação da margem de lucro do motorista, garantida pelo baixo consumo e maior durabilidade do motor em relação ao seu antecessor, o OM-447 LA. A potência do novo motor era de 380cv, e torque de 189 kgfm. Ele tinha 6 cilindros em linha
E o fato do motor contar com o gerenciamento eletrônico, o índice de poluição era menor, atendendo as normas Euro 2. O sistema eletrônico ainda possibilitava o motorista ter um diagnóstico de falhas com precisão e rapidez através de sensores que enviavam a análise das informações para os módulos de comando eletrônico. Um exemplo que pode ser citado, é que quando o motor apresentasse uma grave falha de funcionamento como a temperatura excessiva, o sistema agia limitando a potência e torque dele.
É importante lembrar que o LS-1938 saia de fábrica apenas na versão 4x2, as versões 6x2 foram adaptadas.
O LS-1938 chegou com um inédito sistema de freios, era o sistema de freio a disco integral nas quatro rodas do cavalo mecânico. Inclusive contava com um sistema que avisava no painel quando as pastilhas de freio estavam desgastadas. Havia também ganho de capacidade de carga com a perca de 60 kg de peso. Há quem goste e quem não goste desse sistema de freio a disco integral, e você, o que acha?
Bem, dando continuidade, a Mercedes-Benz pensando na segurança e conforto, trouxe mais dois itens de série. O primeiro foi o sistema ABS que evita o travamento das rodas e garante mais aderência e estabilidade em diferentes condições de piso, e o segundo foi o sistema Top Brake que eleva em 50% a potência de frenagem do veículo, trabalhando em conjunto com o freio motor, economizando os pneus e as pastilhas de freio.
Já em relação a cabine do modelo, ela vinha com bastante espaço interno, sendo sua altura de 1,90m. Em sintonia com o bom espaço interno, o piso era plano, mesa retrátil e cama. O painel do modelo proporcionava fácil acesso aos comandos, bem como os instrumentos e indicadores. Ar-condicionado era opcional, com regulagem de ar quente ou frio; os vídros e retrovisores eram elétricos. Tudo pensado para gerar comodidade ao motorista.
Em comparação com a concorrência segundo a Mercedes-Benz, ela prometia o LS-1938 com economia de combustível até 4% maior que os concorrentes e 16% mais torque que alguns modelos da concorrência. Os principais concorrentes eram o T124 360 da Scania e o Volvo NL-12 360 e NH12 380 da Volvo.
O Mercedes 1938 foi um sucesso de vendas da marca, agradando motoristas e frotistas. Foi o cavalo mecânico mais vendido do ano de 1999, com 2278 unidades vendidas, contra 1580 unidades do NL-12 360 EDC. Já em 2000, foi o segundo mais vendido, com 1710 unidades produzidas, contra 1914 do NH12 da Volvo que ficou em primeiro.
Quando lançado, foi anunciado pela Mercedes-Benz como o Caminhão Adiantado no Futuro e como “A Máquina do Tempo”.
Contundo ele foi descontinuado 7 anos após o seu lançamento, mesmo sendo um sucesso de vendas, em 2005 a Mercedes-Benz optou por encerrar sua produção, no mesmo ano em que a Volvo anunciou o fim da série N de cavalos bicudos e a Scania o fim da série T de cavalos bicudos.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: