reprodução 1
Автор: lira plantas exóticas
Загружено: 2012-07-18
Просмотров: 41972
Описание:
A subfamília tillandsioideae
por:izael lira
A família bromeliaceae é dividida em três subfamília são elas:
A subfamília pitcarnioideae
A subfamília bromélioideae
A subfamília tillândsioideae
A subfamília tillândsioideae é a subfamília que irei aborda nesse momento: tillândsia é um gênero botânico pertencente a família bromeliaceae e a subfamília tillandsioideae.
As tillândsias são mais conhecidas como (air plants) ou plantas do ar essas maravilhosas plantas são pouco conhecidas no brasil mais é uma febre nos estados unidos Europa no oriente e em outros países.
A origem do nome tillândsia
O gênero Tillandsia foi nomeado por carolus linnaeus em 1738 em honra ao médico e botânico finlandês Dr. Elias Erici Tillandz (originalmente Tillander) (1640-1693) que tinha como hoby o estudo das plantas.
A subfamília tillândisoideae
As tillândsias são plantas originarias das Américas pois sua distribuição é bem ampla e elas variam de climas sendo encontradas de regiões tropicais subtropical a regiões áridas semiáridas e ate desérticas.
Podemos dividir as tillândsias em dois grupos as plantas de folhas verdes e as plantas de folhas cinzas ou prateadas.
Plantas de folhas verdes: As plantas de folhas verdes são plantas de regiões tropicais e subtropicais, São plantas que vivem em florestas mais sombreadas ou sub luz difusa pegando assim boa parte de luz filtrada.
Plantas de folhas cinzas ou prateadas:As plantas de folhas cinzas ou prateadas são plantas de regiões áridas semiáridas e regiões desérticas. Elas são as plantas que vivem em serras desertos são plantas que vive mais expostas a luz recebendo luz direta a maior parte do dia.
Cultivo-
As tillândsias são mais conhecidas como (plantas do ar) isso quer dizer que podemos cultivá-las a maioria das especies sem nenhum substrato!
Como isso pode acontecer?
É fácil em toda bromélia existe uma camada de escamas mais conhecida como (tricoma foliar) elas são responsáveis pela alimentação da planta assim como também funciona como mecanismo de defesa da planta para que ela não perca água durante sua exposição elevada ao sol e desidrate.
Podemos também cultivá-las de forma epífitas fixando-as em madeira morta ou em qualquer outro material vegetal, outra forma é fixando-as em pedras já que boa parte das tillândsias de folhas cinzas são plantas rupícolas ou saxícolas.
Adubação
As tillândsias retiram seu alimento do ar mais fora de seu habitat natural tem uma carência de nutrientes o que chamamos de fome podemos adubá-las de forma quinzenalmente ou semanalmente
com um adubo foliar de formulação usado em manutenção tipo 10-10-10 ou 20-20-20.
devemos procurar sempre uma formulação que tenha um baixo teor de cobre pois o cobre é maléfico as bromeliaceae em geral.
Água
(isso depende muito de onde elas estão sendo cultivadas por isso é bom uma boa observação da parte de quem esta cultivando-as, eu por exemplo rego as minhas a cada dois dias mais e por que moro numa região quente)
As tillândsias em geral gostam de uma variação de umidade e uma boa ventilação é por isso que encontramos mais tillândsias onde passa muitas correntes de ar de preferencia em lugares altos como serras e regiões montanhosas.
Luminosidade
a maioria prefere luz difusa ou filtrada mais as prateadas pode suporta sol pleno.
Não suporta frio
Propagação ou multiplicação
as tillândsias se multiplica de duas maneiras por sementes ou por divisão de colonia.
A primeira é o método mais difícil pois requer alguns anos de pratica e estudos para se ter um bom resultado!
A segunda e o método mais fácil pois depois da tillândsia florir ela começa a emitir brotos laterais (filhotes) vocês pode tanto dividi-los como deixar para que se forme uma colonia.
Obs.: só deve dividi-los depois que as plantas novas atingir metade da planta mãe e é recomendável que espere pelo menos um dia para trans plantá-los pois assim se tem uma certeza que as plantas novas sobreviverão,
hibridação
para fazer um hibrido você tem que primeiro fecunda a flor retirando o polé de uma planta é colocar em outra se a flor foi fecundada se formara uma capsula se coloca a data que foi feito a fecundação o nome das plantas do pai que duo o polé e da mãe que foi a que recebeu o polé.
Conclusão
podemos ver as tillândsias por quase todo canto que passamos elas nascem em fios de alta tenção em arvores em pedras e ate em regiões de desertos onde a vida é quase impossível
essas maravilhas é uma dadiva da natureza e não estuda las seria uma arrogância de nossa parte
Se tivermos boa imaginação podemos cultiva las em qualquer coisa o que poderia ser impossível a plantas normais.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: