COMO OBTER MELHORES RESULTADOS NAS PROVAS DISCURSIVAS E NAS PROVAS DE SENTENÇA NA MAGISTRATURA.
Автор: Tatiana M Ribeiro
Загружено: 2021-02-19
Просмотров: 9690
Описание:
Nas provas abertas/discursivas, observe o seguinte: o conhecimento de doutrina e da jurisprudência serão bem importantes, então procure revisar o máximo de informações que conseguir por seus resumos ou livros grifados (material já utilizado para o estudo anterior); coloque nas suas respostas os fundamentos dos julgados e não somente a conclusão; a lei estará com você e será também essencial ter o Vade Mecum preparado para esse momento: leia o edital e utilize tudo que puder para auxiliar na rapidez para encontrar os artigos que precisará citar, seja com post-its ou grifos (caso sejam permitidos).
Quando for treinar em casa, utilize o Vade Mecum. Também treine responder com menos tempo do que aquele que terá no dia da prova. Após construir os seus "modelos" de sentença cível e penal, utilize-os sempre ao elaborá-las, na mesma ordem, com termos parecidos, o que facilita o aprendizado da estrutura.
Antes de escrever o texto no caderno definitivo, faça uma brevíssima organização do seu raciocínio somente com os tópicos que irá abordar na sua resposta. Não há tempo para fazer rascunho. Faça uma introdução curta, fundamentação adequada – sintética, mas sem perder a profundidade necessária - e uma conclusão simples. Deixe seu posicionamento claro, pois o examinador não vai buscar decifrar o que você queria dizer com alguma frase truncada. Procure fazer uma letra legível. Imagine que o examinador corrigirá inúmeras provas e não terá muita paciência para tentar entender uma caligrafia muito ruim. Havendo erro enquanto escreve, apenas utilize o traço simples em cima da palavra e continue escrevendo depois. Não risque muito a palavra que errou, não utilize setas, não escreva fora das linhas que possui. Esses detalhes podem não só prejudicar a apresentação da resposta, mas também podem ser considerados identificação de prova, que gera exclusão do concurso.
Tenha consciência de que as provas são corrigidas com padrão de resposta, no qual constam: palavras-chave de temas doutrinários, princípios, artigos e entendimentos jurisprudenciais. Procure citar artigos da Constituição Federal relacionados ao tema, seja qual for a matéria. Para demonstrar melhor o seu conhecimento, identifique a origem das informações que fundamentam sua resposta sempre que possível, seja letra da lei (cite o artigo), julgado do STF, do STJ ou doutrina.
Não demonstre preferência por determinado autor ou teoria, pois você não sabe a posição do seu examinador. Utilize linguagem técnica e imparcial. Por fim, responda o que lhe foi perguntado de forma direta, com a fundamentação adequada e só coloque algum tema extra que não foi objeto de questionamento se sobrar tempo e espaço. Bons estudos!
Vídeos complementares:
Como estudar doutrina
• COMO ESTUDAR DOUTRINA PARA MAGISTRATURA
Como revisar em cada fase do concurso da magistratura
• Como revisar para cada fase do concurso pú...
Observações finais:
P.R.I.C. = Publique-se. Registre-se. Intima-se. Cumpra-se.
Indicações de livros de sentença:
Sentença Penal Condenatória – Ricardo Augusto Schmitt.
Sentença Cível: Teoria e Prática – Nagibe de Melo Jorge Neto.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: