FRONTEIRAS #19 - CLARICE PIMENTEL PAULON - A Psicanalista como trabalhadora
Автор: Dobra Psicanálise
Загружено: 2025-01-05
Просмотров: 631
Описание:
Registro da sessão número 19 do Seminário Fronteiras da Psicanálise, realizado nas dependências da Dobra Psicanálise, em Curitiba-PR.
Na noite de 15 de março de 2024, Clarice Pimentel Paulon esteve conosco para debater aspectos relacionados à precarização do trabalho de psicanalistas. A fala foi mediada por Kathellyn Kazeker.
"Seria a psicanálise, um trabalho? No nosso fazer clínico é comum que apontemos o trabalho do lado do analisante, afirmando, com isso, os princípios de elaboração de uma análise ou, colocando, como bem enunciou Lacan, "o inconsciente como um trabalhador incansável ". Falamos do trabalho em uma perspectiva metafórica e desencarnada, como se este estivesse alinhado a certa metafísica do funcionamento psíquico. Pouco discutimos o trabalho da analista e as condições materiais para que ele seja efetivado.
Além do já batido tripé da formação, nos falta materialidade para discutirmos: onde fazemos nossa clínica? Quantas horas trabalhamos por dia para que seja possível arcar com nossos custos de formação e de estilo vida? Como discutir a clínica em sua experiência e não a partir de uma retórica discursiva muitas vezes dogmática e abstrata? A ausência de materialidade para pensarmos nossas condições de trabalho retorna sintomaticamente em nossa escuta ruidosa, frente às condições do próprio analisante para sustentar a análise, que é constituída de forma meritocratica e atravessada pela precarização da transferência.
Nessa conversa materialista e clínica iremos tirar do recalque o entendimento da analista enquanto trabalhadora, para, assim, produzir responsabilidade e ética frente aos desafios escutativos do nosso tempo." (texto de Clarice P. Paulon)
CLARICE PIMENTEL PAULON é psicanalista, especialista em gestão em saúde pública pela Unicamp, mestre e doutora em psicologia pela USP. Supervisora e professora da residência de psiquiatria em rede da prefeitura de São Paulo e professora credenciada no programa de pós graduação em educação sexual na Unesp de Araraquara. Áreas de atuação: psicanálise e suas articulações às ciencias da linguagem, políticas públicas de saúde, clínica ampliada e saúde do trabalhador.
O Seminário Fronteiras da Psicanálise tem periodicidade mensal e procura apresentar temas significativos para o debate psicanalítico que muitas vezes por problematizarem esse mesmo saber e, por conta disso, são excluídos das discussões institucionais, clínicas e acadêmicas.
A curadoria do Seminário é de Kathellyn Kazeker e Vinícius Armiliato.
Os registros em vídeo são de Vinícius El Ghoz de Lara.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: