Do desenvolvimento sustentável à bioeconomia: termos em disputa, oportunidades e desafios
Автор: Antonio dos Santos Junior
Загружено: 2026-01-30
Просмотров: 9
Описание:
O Projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde é uma cooperação entre MEC, SENAI e GIZ, desde 2022, com o objetivo de incorporar novos temas da sustentabilidade (bioeconomia, economia circular e digitalização) à Educação Profissional e Tecnológica do Brasil. Busca-se ampliar as perspectivas de empregabilidade de
pessoas capacitadas em cursos de educação profissional em setores de sustentabilidade e possibilitar parcerias e modernização do sistema educacional brasileiro. Entre 2025-2028, o projeto foca na (1) no fortalecimento da EPT em planos de ação voltados para a transição ecológica justa e na introdução de cursos no modelo de aprendizagem; (2) na ampliação da oferta educacional de acordo com a demanda dos setores por instituições de ensino parceiras e na ampliação do acesso e permanência dos alunos; (3) na implementação de ações que visem facilitar a transição escola-emprego das pessoas formadas nos cursos apoiados.
Tendo em vista o fomento do MEC para abertura de cursos na área de bioeconomia, faz-se necessário a capacitação de docentes nessa área por meio de especialistas da área e com experiência em docência, com vistas a trazer conteúdo atualizado e conhecimento prático na oferta desses cursos.
Esse vídeo é a pocket-aula do módulo 1, o qual versa sobre "Do desenvolvimento sustentável à bioeconomia: termos em disputa, desafios e oportunidades". Ao final do módulo, o participantes deve perceber que o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia estão intrinsecamente ligados, indicando os caminhos para reconfiguração das estratégias de crescimento econômico e conservação ambiental. A bioeconomia, entretanto, enfrenta uma disputa marcada tanto por diferentes interpretações e interesses, mas também por oportunidades e desafios relacionados à inovação, geração de valor e inclusão social. O fortalecimento da bioeconomia na Amazônia Legal exige a articulação de políticas públicas, investimentos privados e iniciativas de pesquisa, garantindo que os recursos naturais sejam manejados de maneira responsável e que os benefícios sejam distribuídos de forma equitativa. Enfim, a bioeconomia deve ser compreendida como um vetor estratégico para enfrentar os desafios contemporâneos, conciliando a atividade econômica, a manutenção da floresta em pé e o desenvolvimento social e humano na Amazônia Legal.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: