O ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Indígena
Автор: FPbe - Fasupi - Unisepe
Загружено: 2020-08-26
Просмотров: 21682
Описание:
O ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Indígena, como conteúdo obrigatório na nossa educação, foi estabelecido por duas leis, uma de 2003 e outra de 2008.
O que são essas Leis e porque elas são importantes para aqueles que trabalham com Educação?
A primeira delas, em 2003, determina o ensino da História da África e da Cultura Afro Brasileira nos sistemas de ensino no Brasil. Ou seja, a partir de então torna-se obrigatório, em todas as disciplinas e não apenas nas aulas de história, trabalhar com a História da África e com a Cultura Afro Brasileira nas nossas escolas.
Alguns anos depois, em 2008, uma nova Lei determina que o mesmo seja feito com a História e a Cultura dos povos indígenas do Brasil. Tornam-se conteúdos obrigatórios para todas as disciplinas.
Por que essas duas Leis eram tão necessárias? E por que devemos nos empenhar para que elas sejam de fato cumpridas? Por que devemos querer que nossas professoras e professores trabalhem em suas aulas com a História da África e das populações indígenas do Brasil, para que tratem também de elementos da cultura Afro-Brasileira e Indígena?
Porque, até aquele momento, lá atrás no ano de 2003, nós tínhamos a impressão, observando os conteúdos que eram ensinados, que apenas a história da Europa fazia parte da história do Brasil, tínhamos a impressão de que a única cultura importante para nós, brasileiras e brasileiros, era a cultura europeia.
Pela forma como eram trabalhados apenas aspectos da história e da cultura europeia em nossas escolas, a sensação que podíamos ter é a de que havia apenas descendentes de europeus vivendo aqui no Brasil. Ou então, de que as únicas história e cultura que importavam eram as europeias.
Essa ideia, nós sabemos, não corresponde à realidade. Temos, no Brasil, a contribuição de diferentes matrizes culturais presentes na formação do nosso país.
A contribuição dos diferentes povos africanos e indígenas para nossa formação, para as características na nossa história, da nossa cultura, da nossa economia, é tão importante quanto a contribuição dos diferentes povos europeus.
Para constatar essa afirmação basta observarmos quanto da nossa alimentação é herança dos povos indígenas que viviam na América e dos povos que foram trazidos da África: a batata, o milho, a mandioca, o tomate, o coco, o amendoim, a banana, o gengibre, o feijão.
E as palavras que usamos, quantas são influência dos povos africanos e indígenas: cachimbo, dengo, caçula, quitanda, cachaça, fubá, cafuné, muvuca (africana), arapuca, carioca, cumbuca, muquirana, mutirão, mingau, muamba, tocaia.
O ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas ajuda a compreender a formação de nossa sociedade como uma construção plural, na qual todas as matrizes culturais e étnico-raciais foram e são igualmente importantes.
Tais Leis são fruto da luta dos movimentos negros e indígenas no Brasil, o objetivo, além de resgatar a contribuição fundamental destes dois povos para a história do país, é promover a afirmação e valorização da riqueza da diversidade étnico-racial e cultural brasileira, incentivando deste modo o combate à discriminação racial e promovendo a inclusão social e a cidadania de pessoas negras e indígenas.
-------
Conheça os nossos outros canais:
✅ Facebook
▸ / fpbeunisepe
✅ Instagram
▸ / faculdadeperuibe
▸ / fasupi_unisepe
✅ LinkedIn
▸ / fpbe-fasupi-unisepe
✅ Blog
▸ https://portal.unisepe.com.br/fpbe/blog/
▸ https://portal.unisepe.com.br/fasupi/...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: