XX ou XY: animais equilibram variação entre machos e fêmeas
Автор: Canal USP
Загружено: 2017-09-22
Просмотров: 5374
Описание:
[este vídeo faz parte de uma reportagem em seis vídeos que pode ser vista por completo neste link: https://goo.gl/WtE7bF ]
As mulheres têm dois cromossomos X em suas células, mas apenas um funciona. Isso permite equiparar homens e mulheres em relação à produção de proteínas do cromossomo X, já que eles têm apenas um desse cromossomo - eles são XY.
Há anos cientistas tentam descobrir quando a inativação do X acontece nas mulheres. Pesquisas de 2009 e 2011 chegaram a resultados conflitantes: uma apontou que ocorre antes da implantação do embrião no útero da mãe; e a outra sugeriu uma inativação mais tardia.
O esclarecimento para essa questão veio agora em 2017. Os pesquisadores Lygia da Veiga Pereira, Maria Vibranovski, Joana Moreira de Mello e Gustavo Fernandes, do Instituto de Biociências (IB) e do Centro de Terapia Celular (CTC), da USP, concluíram um grande estudo com análise de todos os genes transcritos do cromossomo X. Eles constataram que o processo começa antes da implantação, no início da formação do blastocisto. Mas ocorre de forma lenta e continua após a maturação do blastocisto.
Os pesquisadores brasileiros também colocaram em cheque um artigo publicado na revista Cell que propunha que, nessa fase embrionária, os dois X diminuíam sua atividade, em vez de um deles ser inativado. A esta segunda hipótese foi dado o nome de X-dampening.
O artigo brasileiro foi publicado na Scientific Reports, do grupo Nature: goo.gl/eb5Y8d
Reportagem: Ana Paula Chinelli e Lucca Chiavone Alves | edição: Ana Paula Chinelli | arte: Daniel Hebling e Lucca Chiavone Alves
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: