Soledade-PB
Автор: Alexandrexxhb
Загружено: 2020-09-12
Просмотров: 31716
Описание:
Apoiar o canal:
https://picpay.me/alexandrexxhb
================================
https://instagram.com/alexandrexxhb?i...
================================
/ canaloxenteparaíba
================================
Soledade é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande. Sua população estimada é de 14.987 habitantes, segundo o Diário Oficial da União, publicado em 30 de agosto de 2017. Área territorial de 560 km². A cidade de Soledade, localizada a 186 km da capital João Pessoa, e a 54 km de Campina Grande, está situada no Cariri paraibano, onde além do Cariri, polariza grande parte do Curimataú e Seridó do estado[7], atingindo doze municípios: Soledade, Boa Vista, Pocinhos, Olivedos, Cubati, São Vicente do Seridó, Juazeirinho, Tenório, Junco do Seridó, Assunção, Santo André e Gurjão.
O município começou pelo núcleo de Soledade, primitivamente chamada "Malhada das Areias Brancas", parte componente de uma fazenda adquirida pelo português João de Gouveia e Sousa. Este se instalara numa das terras do riacho do Padre, que começa no Olho d'água do Tapuia-pega e estende-se até Barra das Vacas. Os netos do primeiro proprietário, José Alves de Miranda e José de Gouveia e Sousa, fizeram doação do patrimônio para uma capela, mas a primeira construção foi um cemitério levantado pelo missionário Ibiapina, para inumação de vítimas da segunda cólera-morbo que grassou no lugarejo, em 1864. Antes disto, os enterros se faziam em São João do Cariri, numa distância de 70 quilômetros. No cemitério, edificou o referido missionário uma capelinha, a qual, tempos depois, foi ampliada, ocupando toda a área do antigo Campo Santo. Em torno da capela, que depois se tornaria a igreja matriz de Nossa Senhora Santa Ana, surgiu e cresceu a povoação que, anos adiante, foi elevada a sede de distrito com a denominação de Soledade, pela Lei provincial n.º682, de 3 de outubro de 1879. A Lei n.º 791, de 24 de setembro de 1885, elevou-a à categoria de vila, criando-lhe o município.
Educação
A cidade dispõe de várias instituições de ensino público e privado.
Na rede pública, têm-se:
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega;
Escola Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity;
Escola Estadual Padre Ibiapina;
Escola Municipal Lúcia Matias;
Escola Municipal Maria do Carmo.
Na rede privada, podem-se citar:
CDI-Colégio Dinâmico Ibiapinópolis (Conhecido pelo CDI,Colégio administrado pela diretora Eliane Marinho)
Centro Educacional André Celestino de Gouveia (conhecida como a Escola de Kennedy - seu diretor)
Bairros
Centro, Jardim Cruzeiro, Alto São José, Bela vista, Gouveião, Chico Pereira, Santa Tereza, Conjunto da CEHAP, Mutirão, Nova Olinda e Distrito Industrial.
Clima e vegetação
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[8]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Sua vegetação é predominantemente a Caatinga, típica do semiárido nordestino.
Dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, mostram que Soledade apresenta um clima com média pluviométrica anual de 400,9 mm[9] e temperatura média anual de 24,2 °C.[10]
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: