ABELHAS vs. CÂNCER: o que a ciência acabou de descobrir
Автор: Apislogia
Загружено: 2025-07-23
Просмотров: 3245
Описание:
LINK PARA O CURSO!!!
https://chk.eduzz.com/Z0B5R4N6WA
Pesquisadores na Austrália identificaram na melittina, componente principal do veneno da abelha (Apis mellifera), um potencial terapêutico para o tratamento do câncer de mama. Em testes in vitro, a substância foi capaz de eliminar completamente células de câncer de mama triplo-negativo e HER2-enriquecido em menos de 60 minutos, preservando quase totalmente as células saudáveis.
O estudo, publicado na revista npj Precision Oncology, revelou que a melittina impede a ativação dos receptores de crescimento celular EGFR e HER2, interrompendo cascatas de sinalização como PI3K/Akt, essenciais à sobrevivência das células tumorais. Conforme os resultados, o tempo de resposta para destruição celular foi rápido, com bloqueio de vias de crescimento já aos 20 minutos e morte total das células em até uma hora .
Além disso, pesquisadores testaram uma versão modificada da melittina com um motivo RGD (uma sequência de aminoácidos que aumenta a aderência da molécula a células tumorais), o que aumentou ainda mais a especificidade sem prejudicar células normais .
Testes em modelos animais também apresentaram resultados promissores: a combinação da melittina com a quimioterapia docetaxel reduziu significativamente o crescimento tumoral em camundongos .
www.apislogia.com.br
O canal Apislogia é apresentado pelo zootecnista Pedro Santos, também doutor em produção animal (apicultura). Nosso objetivo é ensinar de forma didática e acessível conteúdo em nível de pós-graduação sobre o fascinante mundo das abelhas.
#apislogia #apicultura #abelhas
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: