Reforma intima por Joanice Bezerra
Автор: Centro Espírita Raio e Luz de Assis
Загружено: 2025-03-10
Просмотров: 37
Описание:
Reforma íntima: o que é, qual a sua importância, como realizá-la
A reforma íntima pode ser definida como o esforço constante que o Espírito realiza para evoluir moralmente. No plano terreno, onde certamente o mal predomina sobre o bem, esse esforço compreende um inexorável comportamento, visto que todos os seres têm destinação divina à felicidade, só alcançável com a ausência total de imperfeições.
Allan Kardec definiu bem esse esforço, em várias oportunidades. Vejamos duas, sendo que a primeira pode ser considerada como a “lei áurea” da reforma íntima:
1ª - Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, n° 4).
2ª - Esforçar-se por ser bom, por se tornar melhor se já é bom, por purificar-se de suas imperfeições, por, numa palavra, elevar-se moralmente o mais possível. (Obras Póstumas, 1ª Parte, Item VII, n° 58).
Deus contemplou o Espírito que ingressa no reino da razão com três ferramentas que o acompanharão para a eternidade: a inteligência (contínua), a consciência e o livre-arbítrio.
De início “simples e ignorante”, o Espírito terá à sua disposição todos os meios para evoluir. Ao que parece, a maioria logo se deixa contaminar pelas enganosas atrações do menor esforço e dos prazeres imediatos.
Quando os descaminhos se acumulam, na interminável fieira de reencarnações, diz-nos Emmanuel[1] que: Nossos milenares caminhos se tornam empedrados. Aí, só os processos educativos da vida poderão dar um jeito. (Vale lembrar que em termos pedagógicos, a dor é sempre a melhor mestra...).
Como a consciência não se cala, o Espírito só encontrará a paz quando aplainar todas as arestas acumuladas. Decorre disso que a autotransformação redunda em alijamento de angústias ou dor, ao tempo que a paz interior irá firmando-se. Tal, a reforma íntima.
A reforma íntima pode despertar voluntariamente, ou sob o guante da dor. Em ambos os casos, o Espírito não aceita mais continuar fazendo as mesmas coisas. Reconhece que deve ou precisa mudar de atitudes. Então, a inteligência, de forma consciente, faz a vontade entrar em ação, com mudança comportamental nos seguintes ambientes:
a. de início, preponderantemente, no lar, junto à família;
b. na profissão, perante chefes, colegas, subordinados;
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: