Ilé Àle Alaketu Omo Olú Ode - Ajodun de Ologunede
Автор: Ramon Multímidia
Загружено: 2025-06-17
Просмотров: 3233
Описание:
A importância da documentação, seja em fotos ou vídeos para as festividades dos terreiros de matriz-africana é de suma importância para manter guardado essa tradição antiga no Brasil.
O Ajodun de Ologunedé é uma festividade vibrante e de grande significado dentro do Candomblé, dedicada ao orixá Ologunedé — jovem príncipe que carrega em si a força da caça e a doçura das águas doces. Ele é filho de Oxóssi, senhor das matas e da fartura, e de Oxum, deusa dos rios, do ouro e da fertilidade. Por isso, Ologunedé reúne aspectos de ambos os pais: a agilidade e a precisão do caçador, junto com a leveza, beleza e sedução das águas doces.
Durante o Ajodun, o terreiro se enche de cantigas, danças e oferendas que celebram a juventude, a prosperidade e a esperança, características marcantes deste orixá. Sua presença simboliza renovação, fartura e o equilíbrio entre a força da caça e a ternura da natureza. Ologunedé ensina que é possível ser firme e doce ao mesmo tempo, conduzindo com sabedoria tanto os desafios quanto as conquistas da vida.
Àjọ̀dún é uma palavra que significa "comemoração" e é usada em eventos que reúnem pessoas para celebrar algo.
Fotógrafa: Caroline Rodrigues
Cinegrafista: Diego Ramon
Templo: Ilé Àle Alaketu Omo Olú Ode
Babalorisá: Danilo de Ologunede
---
A intolerância religiosa é crime tipificado pela Lei nº 7.716/1989. Seu artigo 20 prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de religião.
---
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: