Sessão da Tarde | Francis Hime
Автор: Biscoito Fino
Загружено: 2021-09-16
Просмотров: 2554
Описание:
Os 75 anos de vida e 50 de carreira de Francis Hime foram celebrados no palco, em grande estilo, ao som de uma trilha sonora generosa em clássicos e novas canções do compositor, intérprete, arranjador e pianista carioca. Registrado pelo Canal Brasil, Francis Hime - 50 Anos de Música, o espetáculo comemorativo, está sendo lançado em CD e DVD pela gravadora Biscoito Fino.
Selecionar o que entraria no repertório não foi tarefa fácil, afinal, são 25 discos em cinco décadas, além de infinitas colaborações e projetos na música popular e erudita. “O roteiro foi resultado de um trabalho a quatro mãos com Flávio Marinho. Buscamos incluir as músicas mais importantes da minha trajetória como compositor, fazendo também uma relação com o repertório mais recente”, pontua Francis. Flavio, que já vinha dirigindo Olivia e Francis no projeto Almamúsica, entra em cena para, junto com Francis, traçar um painel bastante amplo da obra do compositor.
O espetáculo reúne canções compostas com antigos e novos parceiros de Francis: “Procurei incluir um número significativo de parceiros, já que essa sempre foi uma característica minha”. E que parceiros! Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Ruy Guerra, Olivia Hime, Milton Nascimento, Geraldo Carneiro e os jovens Thiago Amud e Joana Hime dividem com o protagonista a autoria de canções que, como diz Francis, “navegam por áreas díspares”. As mais recentes parcerias são colaborações com o cantor e compositor carioca Thiago Amud (“Breu e Graal”) e com Joana Hime, filha de Francis e Olivia (“Sessão da Tarde”). “Ter vários parceiros me motiva. Já havia composto algumas canções com Thiago, já com Joana, foi a primeira vez”, conta.
Vinícius de Moraes foi fundamental na decisão do jovem, formado em Engenharia, de abraçar a música e é o letrista de duas canções do repertório -“Sem mais adeus” e “Maria da Luz”. “Vinícius foi, sem dúvida, o maior incentivador da minha carreira. Essa generosidade, aliás, era uma característica dele. Eu o conheci quando tinha uns 15 anos, já que Vinícius era muito amigo de minha mãe, a pintora Dalia Antonina”. O poema “Maria da Luz”, manuscrito por Vinícius, foi encontrado entre os guardados de Francis e fazia parte do balé Polichinelo, do cineasta francês Jean Gabriel Albiccoco, idealizado nos anos 1970 e que não chegou a ser realizado. No papel havia a indicação de que ‘Francis fizesse a música’” e assim surgiu mais essa parceria, registrada no álbum Navega Ilumina, lançado no final de 2014.
Da parceria com Chico Buarque, que gerou cerca de 20 canções em um período de 13 anos, estão no espetáculo as clássicas “Luiza", “Atrás da Porta”, “Passaredo”, "Amor Barato", "Trocando em Miúdos" e "Meu caro amigo". Essa última não fazia parte do roteiro original, como Francis nos conta: “Meu caro amigo entrou por acaso, num improviso, durante a gravação do DVD, a pedido do público”. Outros dois parceiros constantes nesses 50 anos de música não poderiam ficar de fora da celebração: Geraldinho Carneiro e Olivia Hime. Parceira na vida e na arte, Olivia é a letrista de “Amorosa”, “Canção Apaixonada” (registradas no álbum de 2014) e “Lua de Cetim”. Geraldinho compôs com Francis “Navega Ilumina”. “Estamos sempre compondo juntos. Com Olivia, eu faço a música antes e ela coloca a letra. Já com Geraldinho, geralmente musico os poemas que ele escreve”, revela.
O time de colaboradores de Francis Hime - 50 Anos de Música se completa com Ruy Guerra, co-autor da canção “Minha” e Milton Nascimento (“Parceiros”). Sozinho, Francis Hime assina as canções “Ilusão”, “Mistério”, e transita com a habilidade de sempre entre o clássico e o popular ao incluir as peças “Fantasia para harpa e orquestra” (com participação da harpista Cristina Braga) e “Fantasia para violino e orquestra” (com Claudio Cruz como solista) na seleção do novo espetáculo e do DVD/CD. “Esse lado da música de concerto não poderia faltar em um projeto como esse. É um trabalho que venho desenvolvendo paralelamente à atuação na música popular, desde os anos 80”, resume o dono da festa, vascaíno fervoroso, que já tem engatilhados muitos novos projetos para futuras comemorações musicais como essa.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: