Jiddu Krishnamurti - O que é o Pensar?
Автор: Corvo Seco
Загружено: 2022-04-10
Просмотров: 107731
Описание:
Trechos do livro “Da Solidão à Plenitude Humana”, de Jiddu Krishnamurti.
Jiddu Krishnamurti (1895-1986) foi um renomado filósofo e pensador indiano, reconhecido por sua visão única sobre espiritualidade e autotransformação.
Krishnamurti enfatizava a importância da autoinvestigação e da liberdade de dogmas e autoridades externas. Ele defendia que a verdade é uma terra sem caminhos e que cada indivíduo deve explorar sua própria mente para encontrar a libertação. Seus ensinamentos abordavam temas como o autoconhecimento, a meditação como atenção plena e a dissolução do ego. Ele rejeitava a ideia de mestres espirituais, insistindo que cada um é responsável por sua própria jornada interior.
Jiddu Krishnamurti é amplamente considerado um dos maiores pensadores espirituais do século XX. Suas ideias influenciaram a psicologia, a educação e a filosofia. Seu legado continua vivo através de suas fundações, livros e discursos.
🙏 Adquira os livros de Jiddu Krishnamurti através do nosso link na Amazon:
https://amzn.to/4j8T94f
📚 Conheça nossa lista de recomendações:
https://www.amazon.com.br/shop/corvoseco
“Uma coisa totalmente nova não pode ser reconhecida. Deus, a Verdade, ou o que quer que seja que resulte da integração total de toda a nossa consciência, não é reconhecível, deve ser algo totalmente novo; e a própria busca desse estado implica um processo de reconhecimento, não achais?
Acho que o que estou dizendo não é tão difícil como parece. De fato, é muito simples. Quase todos desejamos achar alguma coisa - chamemo-la, por ora, Deus ou a Verdade - o que quer que isso signifique. Como podemos saber o que é a Verdade ou Deus?
Sabemo-lo, ou porque temos lido a seu respeito, ou porque o experimentamos; e, quando essa experiência se apresenta, somos capazes de reconhecê-la como a Verdade, ou Deus.
Esse reconhecimento só pode provir de nosso ‘fundo’ de reconhecimento prévio, e portanto a coisa que foi reconhecida não é nova; consequentemente, não pode ser a Verdade, Deus. A coisa é o que pensamos que ela seja.
Assim, pois, estou a perguntar a mim próprio e espero estejais perguntando a vós mesmos, que coisa é essa que chamamos ‘busca’. Já expliquei o que implica esse problema do buscar. Quando andamos de guru para guru, quando praticamos variadas disciplinas, quando sacrificamos, meditamos ou exercitamos a mente de alguma maneira, o impulso existente atrás de todo esse esforço, é o estímulo a encontrarmos alguma coisa, e o que se encontra tem de ser reconhecível, senão não poderia ser encontrado.
Nessas condições, o que a mente acha só pode ser produto de seu próprio fundo, seu próprio condicionamento; e uma vez compreendido esse fato pela mente, a busca pode não ter tal significação, pode ter então um significado totalmente diferente.
A mente pode então cessar de buscar, de todo - o que não significa que está aceitando o seu condicionamento, suas tribulações e misérias. Afinal de contas, foi a própria mente que criou essas misérias e quando a mente começa a compreender o seu próprio processo, é então possível realizar-se o outro estado, o que quer que ele seja, sem aquele esforço perene para ‘encontrar’.”
Jiddu Krishnamurti.
“O que estamos tentando averiguar nesta palestra, e bem assim nas próximas palestras que se realizarão aqui, é se pode haver experiência direta, destituída de todo e qualquer conhecimento, toda instrução, de modo que essa experiência seja verdadeira e não mera reação de nosso condicionamento como hinduísta, como budista, como cristão, ou membro de qualquer seita disparatada. O percebimento não pode ser verdadeiro, quando baseado em algum método, porque, é bem de ver, o método produz a sua peculiar experiência. Se creio no cristianismo ou noutra religião qualquer, e observo um método que me conduzirá à verdade, de acordo com o cristianismo, por certo a experiência que esse método produz não tem validade alguma. É uma experiência baseada em minha própria convicção, minha própria limitação, minha mente condicionada. O que se experimenta é puramente um produto daquele método particular, ao passo que isso de que estou falando é coisa de todo diferente.”
Jiddu Krishnamurti.
“Reconheça a distração e descubra sua razão; persiga e analise completamente.
Quando a distração é completamente compreendida, essa divagação em particular desaparece, quando outra vier, busque-a também.”
Jiddu Krishnamurti.
Músicas: Elm Lake - Elm Lake
( • Elm Lake - Elm Lake )
Joseph Beg - Inside the Fog
( • Joseph Beg - Inside the Fog )
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: [email protected]
📷 Instagram: / corvoseco
💻 Facebook: / corvoseco
📩 Entre em contato: [email protected]
#Krishnamurti #Autoconhecimento
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: