Orla de Manaus enfrenta acúmulo diário de lixo às margens do Rio Negro
Автор: TV Cenarium
Загружено: 2026-01-13
Просмотров: 363
Описание:
Às margens do Rio Negro, a orla de Manaus, um dos principais cartões‑postais da capital amazonense, enfrenta diariamente o acúmulo de resíduos trazidos pela correnteza e pelo descarte irregular de lixo. A equipe de reportagem da TV CENARIUM acompanhou a rotina de limpeza no local, onde cinco garis realizam manualmente a remoção dos detritos: varrem, recolhem e transportam o material até uma balsa atracada no local.
Na embarcação, outros dois trabalhadores organizam os resíduos para retirada e destinação final. Essa operação se repete ao longo do dia, acompanhando a variação do nível do rio e o fluxo de visitantes na área. Segundo os trabalhadores, o problema é recorrente e se intensifica diante da ausência de medidas preventivas capazes de reduzir o descarte irregular nas margens.
À reportagem, o carregador Henrique Oliveira declarou que o cenário compromete a imagem da cidade. “É uma situação complicada porque deixa uma má impressão da nossa orla. O lixo fica acumulado na beira do rio, falta consciência das pessoas. A cobrança é para que haja melhoria na estrutura desse espaço, que é um cartão‑postal da nossa cidade”, disse.
Em 2025, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sob gestão do secretário Sabá Reis, registrou gastos de R$ 584,6 milhões. Apesar do volume de recursos destinados ao setor, a permanência de pontos de descarte irregular e o acúmulo recorrente de resíduos em áreas públicas evidenciam desafios na efetividade das ações de limpeza urbana na capital.
Reportagem: Ana Pastana e Erik Oliveira
Edição de Texto: Jadson Lima
Produção de Conteúdo | Edição Multimídia: Bianca Diniz
Design: CENARIUM
Social Media: Danilo dos Santos
Imagens: Erik Oliveira/CENARIUM
🌎 CENARIUM | Jornalismo que forma e informa
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: