Ilê Asé Iyá Ojú Omim - Odu Ije de Yalasé Laressa e Janaina D'Osun
Автор: Ramon Multímidia
Загружено: 2025-08-04
Просмотров: 699
Описание:
A importância da documentação, seja em fotos ou vídeos para as festividades dos terreiros de matriz-africana é de suma importância para manter guardado essa tradição antiga no Brasil.
No Candomblé, o ritual do Odu Ijé marca uma das passagens mais importantes na vida de um iniciado: a celebração dos 7 anos de santo. Esse momento consagra a maturidade espiritual do filho ou filha de santo, simbolizando o fim de um ciclo de aprendizado e o início de uma nova etapa de responsabilidades dentro da casa de axé.
Durante o Odu Ijé, são realizadas obrigações que reforçam os vínculos com o Orixá, renovam os assentamentos e reafirmam a aliança com a ancestralidade. A celebração é um marco de reafirmação da fé e da continuidade da tradição.
Para as mulheres iniciadas, esse momento pode incluir o recebimento do cargo de Yalaxé (ou Yalasé) — um título que reconhece não apenas o tempo de iniciação, mas também o compromisso com a casa e a dedicação ao cuidado com os Orixás. A Yalasé é, tradicionalmente, a mulher responsável pelos axés do terreiro, e representa um dos cargos mais respeitados na hierarquia religiosa.
Assim, o Odu Ijé, os 7 anos de santo e a conquista de cargos como o de Yalasé representam a solidez de um caminho espiritual construído com entrega, respeito e axé.
Fotógrafa: Caroline Rodrigues
Cinegrafista: Diego Ramon
Templo: Ilê Asé Iyá Ojú Omim
Iyalorisá: Kaice D'Oya
---
A intolerância religiosa é crime tipificado pela Lei nº 7.716/1989. Seu artigo 20 prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de religião.
---
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: