Quais são as diferenças entre UMBANDA, CANDOMBLÉ e QUIMBANDA ?
Автор: Mitologia Iorubá
Загружено: 2024-02-16
Просмотров: 5454
Описание:
Sejam bem vindos ao canal História Espírita, gratidão máxima e grande prazer em ter você aqui !!!
Embora a Umbanda, Quimbanda e Candomblé compartilhem raízes afro-brasileiras advindas da época da escravidão, trata-se de religiões distintas, com particularidades nas suas crenças e práticas ritualísticas, e também enfatizam aspectos espirituais diferentes.
Antes de PROSSEGUIRMOS COM O VÍDEO, não esqueça de deixar o seu like, inscreva-se no canal e ative o sininho das notificações, pois assim você receberá as notificações a cada vídeo novo que eu postar aqui no canal de história espírita.
Agora vamos pro vídeo.
Agora eu vou citar algumas características particulares que resultam nas principais diferenças entre a umbanda, a quimbanda e o candomblé:
Umbanda:
A Umbanda é vista como a religião da natureza inclusiva, pois incorpora elementos da cultura do espiritismo, catolicismo, indígenas e africanos, nas suas crenças e rituais.
A umbanda trabalha com uma variedade de entidades espirituais, como orixás, caboclos, pretos-velhos e erês.
O ritual de abertura de uma gira de umbanda é composto por pontos cantados e danças, os cânticos e as danças são alguns dos preparativos para que os adeptos da umbanda possam preparar os seus corpos para as incorporações das entidades.
Nas cerimônias e rituais da umbanda, também ocorrem defumações com ervas especiais, rezas, pedidos, trabalhos de caridade e cura.
Quimbanda:
A palavra quimbanda vem de um vocabulário africano em bantú, e significa curador, curandeiro ou xamã.
Além disso, a palavra quimbanda também se refere a quem se comunica com os espíritos.
A quimbanda surgiu conjuntamente com a umbanda, no período da escravidão, quando os bantos e tupi-guaranis intensificaram o contato entre os grupos e começaram a praticar a religiosidade juntos.
A quimbanda trabalha diretamente com exus e pomba giras, de uma forma que não se trabalha na umbanda pura.
As entidades da quimbanda, de acordo com a cosmologia umbandista, manipulam forças negativas através de rituais de magia e feitiçaria, o que não significa uma certeza de que sejam forças malignas, pois o bem e o mal estão em todos os lugares, e tanto o bem, quanto o mal, partem das iniciativas de cada pessoa.
Geralmente, essas forças negativas estão presentes em lugares onde possam haver espíritos obsessores, também conhecidos como espíritos atrasados ou povo de rua.
A entrega de oferendas também é comum na quimbanda, as oferendas variam de acordo com a vontade de cada entidade, podendo ser, desde bebidas alcóolicas, cigarros, charutos, dinheiro em espécie e até sacrifícios de animais.
Candomblé:
O candomblé é centrado no culto aos Orixás e divindades associadas aos elementos naturais.
Em comparação a umbanda e a quimbanda, o candomblé é a religião espírita que mais preserva as tradições culturais africanas de forma direta.
O candomblé possui uma liderança mais estruturada, oriunda do seu babalorixá.
Nos rituais ocorrem danças específicas, cantos aos rufados dos tambores e oferendas aos Orixás.
Os participantes dos rituais do candomblé vestem trajes específicos com as cores e guias do seu orixá de cabeça.
Durante os rituais do candomblé, são feitos pedidos de revitalização de energias aos antepassados que foram praticantes do candomblé.
Pronto !!!
Agora que já sabemos quais são as principais diferenças ritualísticas entre os três seguimentos espíritas mais praticados no Brasil, que tal você deixar um comentário sugerindo um tema para os próximos vídeos ?
Ah, já deu like no vídeo ?
Já se inscreveu no canal ?
Faça isso já, se vc estiver gostando do conteúdo.
Continuando !
É importante notar que essas diferenças são generalizações, e as práticas podem variar significativamente entre as diferentes linhas e casas dentro de cada religião.
A Umbanda, a quimbanda e o candomblé, tem as suas diferenças e particularidades de ordem cultural e espiritual, mas há algo que todas as religiões de matrizes africanas tem em comum.
Todas sofrem a mesma discriminação no Brasil, diariamente são associadas a forças negativas voltadas para o mal.
Por culpa da intolerância religiosa, ocorrem frequentes ataques brutais com invasões e destruição de terreiros, além das profanações banais e o desrespeito aos adeptos, com os rituais espíritas e com as oferendas e despachos que são dados para as entidades.
O Respeito e a compreensão são fundamentais ao abordar qualquer prática religiosa, portanto, diga sim ao conhecimento profundo sobre as religiões e diga não para a intolerância religiosa.
Esse foi o vídeo de hoje, lhe desejo muita saúde e paz.
Um beijo no coração
Axé para quem é de axé
e até o próximo vídeo.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: