Ipatinga, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Автор: Naeco
Загружено: 2025-10-05
Просмотров: 3010
Описание:
MINEIRIZANTE - Cidades e lugares para passear, morar e investir em Minas Gerais
O Canal NAECO apresenta o município de Ipatinga na mesorregião do Vale do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Ipatinga é feito a partir da BR 381 entre as cidades de Coronel Fabriciano e Naque ou pela BR 458 a partir da BR 116. A cidade de Ipatinga está a 215Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Os sertões do Rio Doce até 1755 era uma área proibida para explorações para evitar o contrabando de ouro e pedras preciosa das regiões mineradoras de Diamantina e Mariana. Quando a região foi liberada os exploradores eram ameaçados por nativos Boruns que foram quase a extinção pelas tropas enviadas pela Coroa Portuguesa, que precisou intervir proibindo a execução de nativos e enviando o comandante Guido Marlière à região para pacificar os nativos sobreviventes e permitir a convivência pacifica entre eles e colonos.
A partir de 1830 vários colonos se instalaram na região dos sertões do Rio Doce nas margens dos rios Piracicaba e rio Doce, cultivando lavouras, criando animais e atraindo famílias para trabalhar em fazendas da região que pertencia ao município de Antônio Dias.
Em 1922 foi inaugurada a Estação de Nossa Senhora onde se formou o povoado do Horto de Nossa Senhora, atraindo famílias e comerciantes onde o farmacêutico Raimundo Alves de Carvalho instalou sua farmácia se tornando um personagem importante no desenvolvimento de povoados da região.
Em 1948 Coronel Fabriciano se desmembrou de Antônio Dias incorporando as regiões onde a exploração de madeiras para alimentar os fornos da siderúrgica da Belgo Mineira de João Monlevade impulsionaram o comércio do novo município onde também estava sendo construída a Cia. ACESITA iniciada em 1944.
O distrito de Ipatinga foi criado em 1953 quando ainda se dedicava apenas a atividades agrícolas e pecuárias, pertencendo ao município de Coronel Fabriciano. Ipatinga na língua tupi significa pouso de águas limpas.
Em 1956 uma comissão Japonesa esteve no distrito de Ipatinga para conhecer o local escolhido para a instalação da USIMINAS da qual participavam como sócios.
A confirmação do projeto começou a atrair muitos moradores para a região que careciam de moradias levando a USIMINAS a construir alguns bairros para receber seus funcionários e o Horto foi o primeiro a ser construído em 1958, recebendo inicialmente o nome de Vila Operária.
A USIMINAS começou a operar em 1962 iniciando muitas crises por falta de habitação e humilhação por revistas nas portarias da empresa que motivaram a greve em 1963 quando seis mil trabalhadores pararam na portaria da empresa, onde 19 soldados na carroceria de um caminhão, abriram fogo contra os operários no dia conhecido por “Massacre de Ipatinga”.
Além das crises na USIMINAS e a tomada do governo brasileiro pelos militares o distrito de Ipatinga se desmembrou do município de Coronel Fabriciano em 28 de abril de 1964 para se elevar a categoria de município.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Ipatinga conta com uma população de aproximadamente 235.311 habitantes, com um domínio territorial de 164,884Km², em altitude de 220m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo Rio Doce, Piracicaba e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Ipatinga são: Caratinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Mesquita e Santana do Paraiso.
Economia:
A base da economia do município de Ipatinga é a siderurgia, metalurgia e prestação de serviços.
A privatização da USIMINAS no início dos anos 90, desvinculando a administração pública, criou o Plano Diretor Municipal intensificando os investimentos para dar mais qualidade de vida para seus funcionários e consequentemente para a cidade como áreas de lazer, educação, cultura e acompanhamento odontológico gratuito a toda família dos funcionários além do direito a participação dos lucros da empresa.
A cidade é muito bem estruturada, bonita e claro que a USIMINAS tem grande parcela de responsabilidade nestes adjetivos por ser uma empresa cidadã, sustentável e lucrativa.
Link de vídeo sugerido:
• Cidades de Minas Gerais por Mapas e Regiões
#Ipatinga #valeDoRioDoce #CidadeDeMinasGerais #naeco
Seja membro do canal NAECO:
/ @naeco
Música: Livre (Humberto Furtado)
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: [email protected]
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: