Assoreamento no Rio Araguaia, bacia do Tocantins-Araguaia
Автор: Terra Negra
Загружено: 2016-03-27
Просмотров: 10306
Описание:
Vitor Augusto (Geografia): “Salve, Salve Terra Negra, nós estamos aqui no Rio Araguaia, um importante divisor natural entre o estado de Tocantins e o estado do Pará. Nós acabamos de atravessar, portanto, do estado de Tocantins e chegamos aqui no Pará e estamos dando continuidade a expedição “Brasil-Central”.
Hoje eu estou aqui para mostrar para vocês um pouco sobre o uso econômico desse rio. Ao longo do perfil longitudinal do rio Araguaia nós temos um perfil que demonstra pouca variação altimétrica o que, portanto, garante um perfil de planície. Uma característica de rio de planície para o Araguaia.
É importante também determinar que nós estamos na divisa do Tocantins com o Pará, mas principalmente na porção Sul do estado do Pará, próximo ao Norte do Mato Grosso. O que indica, também, que o aproveitamento econômico dessas áreas está atrelado a produção de soja e a produção da pecuária bovina também
.
Portanto, o Araguaia é utilizado para a navegação comercial, para o escoamento dessa produção agrícola do Centro-Oeste e parte da porção Norte do nosso país.”.
Percy Fernandes (Geografia): “Salve, Salve Terra Negra, tudo bem? Hoje a nossa expedição “Brasil-Central” chegou aqui no rio Araguaia. O rio Araguaia que pertence a uma grande bacia conhecida como Tocantins-Araguaia. Nós estamos na divisa entre o estado do Pará, lá ao fundo, e o estado do Tocantins. Esse rio Araguaia, esse trecho em que estamos aqui, é um trecho tipicamente de planície. Então, surge um conceito: a planície.
Planície são áreas em que predominam os processos deposicionais como podemos ver aqui a deposição dessa extensa e longa faixa de sedimentos arenosos. As planícies podem ser lacustres, marinhas ou fluviais. Lembrando que a gente pode falar planície fluvial ou aluvial. A final de contas, aluvião é todo sedimento transportado pelo rio. Geralmente, esses rios de planície, como o rio Araguaia, são rios que apresentam trechos bem sinuosos que vai ter um componente que nós conhecemos como meandros. Quando a gente fala de meandro são as curvas pertencentes aos rios.
Um rio meandrante, um rio sinuoso, ele tem barras de acumulação onde essas faixas arenosas são formadas. Você tem também as barras erosivas. Aqui do lado do rio Araguaia nós temos outro rio chamado de rio do Coco. Esse rio do Coco desagua no rio Araguaia de uma forma bem anastomosada, uma forma bem sinuosa formando inúmeras ilhas e canais com comunidades ribeirinhas e onde nós temos também o famoso Parque Estadual do Cantão.”.
Ângelo Bagni (Biologia): “Agora, no rio Coco, ficou a oportunidade de mostrar uma situação fantástica para vocês. Do lado esquerdo do rio Coco, na margem esquerda, prevalece a vegetação da Floresta Amazônica e na direita prevalece a vegetação do Cerrado.
Eu digo prevalecer, pois nós estamos ecótona, uma região de transição entre as duas áreas. O motivo de a floresta prevalecer no lado esquerdo e no lado direito o Cerrado eu vou explicar para vocês utilizando uma hipótese evolutiva. Vamos voltar no tempo, na época em que esse rio ainda não existia aqui e tínhamos uma vegetação continua onde as populações viviam e compartilhavam possíveis mudanças genéticas positivas que ocorressem com elas. Com a origem do rio ocorreu em um isolamento geográfico e a população agora foi dividida, metade ficou no lado direito e metade ficou do lado esquerdo.
Diferentes pressões seletivas agem sobre essas populações fragmentadas e a distância genética entre elas aumenta com o tempo. Isso faz com que ocorra um processo chamado de especiação. Com a distância genética novas espécies são formadas. Essa especiação é chamada de alopátrica – “alo” quer dizer diferente e “pátrica” quer dizer pátria. Ocorre com diferentes pátrias e o isolamento geográfico do rio. Vai ai mais uma dica do Terra Negra para vocês!”.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: