Decreto 6029 art 11 a 26 Gestão da Ética do Poder Executivo Federal
Автор: Sandro Gonçalves
Загружено: 2022-05-04
Просмотров: 295
Описание:
Decreto 6029 art 11 a 26 Gestão da Ética do Poder Executivo Federal
Playlist do Vídeo : • Decreto 6029 - Gestão da Ética do Poder E...
🔻🔻 Links Importantes 🔻🔻 🔴
Art. 11. Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.
Parágrafo único. Entende-se por agente público, para os fins deste Decreto, todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta.
Art. 12. O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado no Código de Conduta da Alta Administração Federal e no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal será instaurado, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditório e da ampla defesa, pela Comissão de Ética Pública ou Comissões de Ética de que tratam o incisos II e III do art. 2º, conforme o caso, que notificará o investigado para manifestar-se, por escrito, no prazo de dez dias.
§ 1o O investigado poderá produzir prova documental necessária à sua defesa.
§ 2o As Comissões de Ética poderão requisitar os documentos que entenderem necessários à instrução probatória e, também, promover diligências e solicitar parecer de especialista.
§ 3o Na hipótese de serem juntados aos autos da investigação, após a manifestação referida no caput deste artigo, novos elementos de prova, o investigado será notificado para nova manifestação, no prazo de dez dias.
§ 4o Concluída a instrução processual, as Comissões de Ética proferirão decisão conclusiva e fundamentada.
§ 5o Se a conclusão for pela existência de falta ética, além das providências previstas no Código de Conduta da Alta Administração Federal e no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, as Comissões de Ética tomarão as seguintes providências, no que couber:
I - encaminhamento de sugestão de exoneração de cargo ou função de confiança à autoridade hierarquicamente superior ou devolução ao órgão de origem, conforme o caso;
II -- encaminhamento, conforme o caso, para a Controladoria-Geral da União ou unidade específica do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal de que trata o Decreto n o 5.480, de 30 de junho de 2005, para exame de eventuais transgressões disciplinares; e
III - recomendação de abertura de procedimento administrativo, se a gravidade da conduta assim o exigir.
Art. 13. Será mantido com a chancela de “reservado”, até que esteja concluído, qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas.
🔻VÍDEOS SUGERIDOS🔻
[ 👉 ] Constituição Federal Completa
• Constituição Federal Completa
[ 👉 ] Lei de Improbidade administrativa - lei 8429
• Lei de Improbidade administrativa - lei 8429
[ 👉 ] Código de Processo Civil
• Código de Processo Civil
[ 👉 ] Código de Processo Penal
• Código de Processo Penal
[ 👉 ] Lei 14133 Lei de Licitações e Contratos
• Lei 14133 Lei de Licitações e Contratos ...
[ 👉 ] Código de Trânsito Brasileiro
• Código de Trânsito Brasileiro Completo
==========================================================
[ 👉 ] Curso Leitura Dinâmica: http://superleituradinamica.com.br/
#Decreto6029
/ sandrohenriquegoncalves10
Fonte: *Conteúdo extraído do Portal da Legislação da Presidência da República, de caráter meramente informativo, não oficial.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: